31ª Romaria Diocesana

Diocese de Campo Limpo realiza 31ª Romaria à Casa da Mãe Aparecida

A primeira Romaria Diocesana a Aparecida ocorreu em agosto de 1993, já como uma peregrinação para o encerramento da Semana da Família.
 |  Andrea Rodrigues  |  Diocese

No terceiro domingo de agosto, dia 18, diocesanos de todas as foranias da Diocese de Campo Limpo participaram da 31ª Romaria Diocesana à Casa da Mãe Aparecida. A Santa Missa foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Valdir José de Castro, ssp, e concelebrada pelo bispo emérito, Dom Luiz Antônio Guedes, além de cerca de 50 padres do clero diocesano, com a participação de um diácono permanente e seminaristas.

A programação começou às oito da manhã, quando um grande número de leigos diocesanos participou da Via Lucis, que teve início na Cidade do Romeiro e foi organizada pela Pastoral Familiar. Com orações e canções, Padre Francisco Glênio de Almeida conduziu a procissão, juntamente com outros padres presentes, até o Santuário Nacional, onde às 10 horas foi celebrada a Eucaristia.

Via Lucis saiu da Cidade do Romeiro. — Imagem: Gutierrez de Jesus.

Em sua acolhida, Dom Valdir saudou calorosamente todos os romeiros, com destaque especial para os diocesanos, que responderam com entusiasmo à saudação, evidenciando a força e a presença da Diocese na 31ª Romaria. O bispo também lembrou do Dia da Vida Consagrada, solicitando orações para os religiosos presentes.

Durante a homilia, Dom Valdir enfatizou a importância de reconhecer Deus como fonte de misericórdia, especialmente diante de nossos erros e falhas. Ele destacou que Maria, em seu cântico, revela essa misericórdia, que se estende de geração em geração. Ao celebrar a Assunção de Maria, o bispo ressaltou que a Solenidade não apenas honra a vocação única de Maria como Mãe de Deus, mas também oferece uma antecipação de nossa própria ressurreição e do encontro final com Jesus. Ele conectou essa celebração ao próximo Ano Jubilar, cujo tema é "Peregrinos da Esperança", convidando todos a renovar sua esperança, mesmo diante das adversidades da vida.

romaria6
Padres concelebram a Eucaristia no Santuário Nacional. — Imagem: Andrea Rodrigues.

A 31ª Romaria em Números

Participaram cerca de 8.500 romeiros diocesanos, que chegaram em 178 ônibus, saindo ainda na madrugada em direção ao Santuário Nacional. Além dos bispos em exercício e emérito, 49 padres da diocese, entre religiosos e seculares, estiveram presentes.

romaria7
Romeiros na missa que marca a 31ª Romaria Diocesana. — Imagem: Erica Viana.

História da Romaria Diocesana

A primeira Romaria Diocesana a Aparecida ocorreu em agosto de 1993, como uma peregrinação para encerrar a Semana da Família. A família sempre foi um dos três pilares do governo de Dom Emílio Pignoli, primeiro bispo diocesano, ao lado da juventude e da vocação. O entusiasmo gerado pela grande participação na época levou à realização de uma segunda romaria no ano seguinte. Desde então, a Diocese de Campo Limpo, atualmente sob a liderança de seu terceiro bispo, continua a promover este evento mariano anualmente, reunindo o bispo diocesano, sacerdotes e representantes das paróquias para rezar aos pés de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, agradecendo sua proteção e pedindo sua bênção.

Encerramento da Semana Nacional da Família

A Semana Nacional da Família deste ano, realizada entre 11 e 17 de agosto na Diocese de Campo Limpo, foi marcada por inúmeras atividades organizadas pelas paróquias, sob a coordenação da Pastoral Familiar. O encerramento das atividades ocorreu no Santuário Nacional de Aparecida, durante a 31ª Romaria Diocesana, que completou 31 edições nos 35 anos de história da Diocese.

Padre Francisco Glênio de Almeida e a Coordenação Diocesana da Pastoral Familiar expressaram seu agradecimento a todos que se dedicaram à realização de mais uma Semana Diocesana da Família.

romaria12
Pastoral Familiar participa da Via Lucis. — Imagem: Gutierrez de Jesus.