Visita Pastoral

Quatro paróquias da forania Embu receberam Dom Valdir no último final de semana de agosto

 |  Andrea Rodrigues  |  Diocese

Entre fevereiro e setembro deste ano, Dom Valdir José de Castro, ssp, bispo diocesano, realizou oito grupos de Visitas Pastorais, abrangendo 22 paróquias nas Foranias de Itapecerica da Serra e Embu. De 29 de agosto a 1 de setembro, o bispo visitou as paróquias Santa Otília, Santa Paulina, Nossa Senhora do Rosário e São Judas Tadeu e Santa Clara fortalecendo laços com as comunidades locais.

A jornada começou em 28 de agosto, com Dom Valdir dedicando seu primeiro dia à paróquia Santa Otília. Acompanhado do pároco, padre Antônio Rubens Mendonça Cunha, PF, o bispo percorreu as cinco comunidades pertencentes à paróquia, além da matriz paroquial. Durante a tarde, Dom Valdir levou conforto espiritual a três doentes, administrando o sacramento da unção dos enfermos. A Missa da Unidade Foranial encerrou o dia, com uma celebração às 20h, reunindo padres da forania e paroquianos, em um testemunho de unidade e fé.

No dia seguinte, 30 de agosto, a Visita Pastoral foi à paróquia Santa Paulina, no Jardim Novo, Embu. O administrador paroquial, padre Isael Santos Rodrigues, e o vigário padre Elenilson Silva Ferreira, acolheram Dom Valdir, que logo pela manhã se reuniu com as secretárias paroquiais e depois percorreu o território da paróquia. Com seis comunidades em seu território, a paróquia Santa Paulina recebeu a visita do bispo, que também conheceu um orfanato e um asilo. A visita foi concluída com uma Santa Missa votiva às 20h, reunindo fieis das diversas comunidades e lideranças pastorais, que posteriormente participaram de uma confraternização no salão paroquial.

A manhã de sábado, 31 de agosto, começou cedo para Dom Valdir na paróquia Nossa Senhora do Rosário, a mais antiga da Diocese, fundada em 1795, no centro de Embu das Artes. O dia foi repleto de atividades, com visitas às seis comunidades paroquiais, incluindo uma missa na Comunidade Nossa Senhora do Caravaggio, às 10h30. Após a missa, o bispo abençoou o Cemitério do Rosário e fez um ‘tour’ pelo Centro Histórico de Embu, visitando o Museu e o Centro Pastoral.

À tarde, o Centro Cultural Mestre Assis sediou uma assembleia com membros das quatro paróquias. Centenas de pessoas participaram atentamente da conferência de Dom Valdir e interagiram em um momento de perguntas. Também estiveram presentes os padres, vigários e seminaristas das quatro paróquias. Após a assembleia, Dom Valdir visitou mais um enfermo e compartilhou um momento de partilha com o pároco, padre Élcio da Silva Barros, antes de se deslocar para a paróquia São Judas Tadeu e Santa Clara, no Jardim Pinheirinho, Embu, onde pernoitou.

O domingo, 1º de setembro, começou com a oração das laudes, seguida de uma missa às 8 horas na Comunidade Santa Clara, no Jardim Santa Clara. Dada a extensão do território paroquial, que abrange comunidades em ambos os lados da Rodovia Régis Bittencourt, outra missa foi celebrada às 10h na matriz São Judas Tadeu, facilitando a participação dos paroquianos.

Após as celebrações, Dom Valdir se encontrou com coordenadores e lideranças paroquiais, onde o pároco, padre Luiz Antônio dos Santos, apresentou os trabalhos desenvolvidos na paróquia. À tarde, o bispo dedicou seu tempo a visitas a enfermos e outras comunidades, encerrando a oitava Visita Pastoral com um jantar na casa de membros da comunidade.

Todos os dias, em cada uma das paróquias visitadas, Dom Valdir recebeu o carinho das comunidades e retribuiu com atenção especial, fortalecendo a fé e a comunhão diocesana.