Missa da Unidade

Missa da Unidade da forania Embu: “onde tem amor, existe paz e há compreensão”

 |  Andrea Rodrigues  |  Diocese

Fiéis e padres das paróquias da forania Embu celebraram em 29 de agosto, memória do martírio de São João Batista, na paróquia Santa Otília, a Missa da Unidade. Esta celebração tem a proposta de reunir a comunidade e os presbíteros de cada forania uma vez por ano em uma paróquia pré-definida, com o intuito de rezar pela unidade dos cristãos e do presbitério.

A Santa Missa começou pontualmente às 20 horas e  marcou o início da Visita Pastoral de Dom Valdir a quatro paróquias da forania. Os párocos, vigários e diácono presentes fizeram uma bonita e volumosa procissão de entrada. Dom Valdir José de Castro, bispo diocesano, presidiu a celebração e a organização da liturgia ficou a cargo das paróquias que compõem a forania.

missaunidade10

Em seu discurso de acolhida, Dom Valdir frisou a importância de celebrar a unidade e de testemunhar a união. Pediu ao vigário foraneo, padre Amauri Batista, para apresentar todos os padres presentes e a cada apresentação os fiéis aplaudiam seus párocos.

Durante a homilia, Dom Valdir refletiu sobre Jesus que nos convida a ser banquete da vida para o próximo: "Caros padres e irmãos no sacerdócio. É uma alegria estarmos juntos nesta Missa da Unidade Foranial, especialmente no dia em que realizo a visita pastoral à paróquia de Santa Otília. Hoje, ao celebrarmos o Martírio de São João Batista, somos convidados a refletir sobre a coragem de João ao anunciar a verdade sem medo, mesmo diante de Herodes. Como cristãos, somos chamados a anunciar o Evangelho e a denunciar aquilo que não corresponde à sua mensagem. Enquanto João Batista enfrentou um banquete de morte, Jesus nos convida ao banquete da vida, onde Ele é o pão que nos alimenta e nos dá força para alcançar o Reino dos Céus. Até lá, somos chamados a ser pão para o próximo, saciando os outros com alegria, fraternidade e solidariedade, inspirados em Jesus, que preside o banquete da vida."

Durante o ofertório, toda a forania foi representada pelas bandeiras e estandartes das 13 paróquias que fazem parte desta porção do povo de Deus. Dom Valdir foi homenageado em mensagem, cujo conteúdo reafirmou que caminhar juntos como povo de Deus garante a certeza de que ninguém está só e que o banquete da vida é para todos.

No encerramento, Dom Valdir dirigindo-se aos padres presentes, voltou a falar da importância de testemunhar a unidade: “Celebrar a unidade é testemunhar a união, onde tem amor, tem paz, há compreensão, há fraternidade”.

missaunidade12