Aconteceu na manhã do sábado, 06, no Salão Sagrada Família, o Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado, este é o segundo encontro do tipo em 2023. Na pauta, Dom Valdir José de Castro, ssp, dividiu com todos, na primeira parte do encontro, como e sobre o que foi tratado na 60ª Assembleia Geral da CNBB, que aconteceu há poucos dias, onde o bispo diocesano foi eleito presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB.
Padre Marcos Joaquim Patrício, Coordenador de Pastoral e outros padres de diferentes foranias, assessores das Áreas de Ação Evangelizadora, coordenadores de pastorais, movimentos, novas comunidade e delegados paroquiais participaram somando um grupo de 100 pessoas.
O bispo deu as orientações pastorais para a Igreja do Brasil, que continuam válidas dentro do que diz as Diretrizes Gerais (DGAE 2019-2023) que não tiveram votação este ano. A proposta da CNBB é a vivência de um tempo de discernimento que se desdobre na compreensão de conceitos presentes nas diretrizes e na apresentação concreta de metodologias e indicações pastorais, à luz das Constituições principais do Concílio Vaticano II.
A apresentação da síntese das perguntas respondidas pelos participantes do ultimo CDP, que aconteceram durante um workcafé em março, e que tiveram como tema de referência: Sinodalidade, Comunicação e Conversão Pastoral, ficou a cargo de Raylson Araújo, assessor do Setor Pastoral Diocesano, que mostrou um panorama amplo das necessidades apontadas pelos presentes e destacou o amplo pedido pela acolhida e o ‘caminhar juntos’ nas realidade das comunidades.
Baixe aqui o arquivo com a Síntese das respostas e o resumo das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil