Skip to main content

Conselho Diocesano de Pastoral

CDP: Síntese conclusiva do Processo de Escuta Sinodal e eleições na pauta

CDP Ampliado teve como pauta principal a apresentação da síntese conclusiva sinodal diocesana.
 |  Andrea Rodrigues  |  Diocese
Foto: Andrea Rodrigues

Na manhã do sábado, 27 de agosto, aconteceu no salão da Catedral Diocesana, a reunião do Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado (CDP). O evento teve início às 08h e seguiu até às 11 da manhã. Participaram da reunião o bispo diocesano, Dom Luiz Antônio Guedes, o coordenador diocesano de pastoral, padre Marcos Joaquim Patrício, alguns padres e delegados e coordenadores diocesanos de pastorais.

A reunião teve início com um momento de espiritualidade promovido pelos seminaristas do ano propedêutico. A apresentação da síntese conclusiva do processo de escuta diocesano, na primeira parte do encontro, ficou a cargo de Andrea Rodrigues dos Santos e do padre Rodrigo Antonio da Silva, membros do Setor Comunicação Diocesano, também membros provisionados da equipe sinodal diocesana. 

Uma abordagem rápida dos números do Brasil e do território diocesano do processo de escuta foi apresentada no início: 79 paróquias das 110 do território diocesano participaram do processo de escuta; no Brasil foram 254 circunscrições eclesiásticas e oito organizações religiosas que participaram.

Leia o relatório completo S1._Diocese_de_Campo_Limpo.pdf

Destaque para a ‘Acolhida’

O relatório conclusivo foi feito a partir da leitura das sínteses enviadas pelas paróquias; a metodologia utilizada pela equipe sinodal seguiu a proposta no manual oficial da escuta, com 10 núcleos temáticos para contextualizar os pontos de partida de cada processo.

Foram muitos dias de análise e leitura. O grande tema que emergiu em todas as sínteses paroquiais foi a ‘acolhida’, compreendida em suas diferentes dimensões: a caminhada comunitária, e tudo o que envolve a temática da acolhida das pessoas, ao humano, como uma prática pouco adotada dentro e fora dos templos pelos cristãos católicos apostólicos romanos.

Além do acolhida, a questão do desencontro e variedade de ações e informações sobre a administração dos sacramentos nas paróquias também foi pontuado como algo a ser revisto pela Igreja; ainda, a valorização das considerações dos fiéis batizados que se sentem à margem de decisões, atuando apenas como executores de tarefas.

O processo de escuta na diocese é considerado um sucesso: além de a grande maioria das paróquias terem participado, ficou evidente para várias delas a necessidade de permanentemente adotar a postura da ESCUTA, quer seja para ampliar os trabalhos pastorais de maneira mais participativa, quer seja para ouvir a quem precisa.

Política

No segundo momento do encontro, padre José Nelson da Silva apresentou o subsídio elaborado pelo Regional Sul 2 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e inspirada na encíclica Fratelli Tutti do Papa Francisco, sobre a relação entre a fé e a política de modo apartidário, ou seja, trata-se da política na sua essência, sem posicionamento partidário ou ideológico.

“É preciso educação política para que os direitos de todos nós, enquanto cidadãos, sejam respeitados por quem elegemos, não é possível votar sem consciência política”, destacou o padre.

 


Notícias Relacionadas

Conselho Diocesano de Pastoral se reúne para envio de respostas do processo de Escuta da Assembleia Eclesial

Membros do CDP, estiveram reunidos na manhã de sábado, dia 21 de agosto, para responder na modalidade de grupo o questionário do processo de Escuta da 1ª Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe.

Conselho Diocesano de Pastoral (CDP) apresenta linhas de ações para Assembleia Diocesana de 2020

No dia 08 de Fevereiro, aconteceu no Salão Sagrada Família, a reunião do Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado, conduzido pelo Padre Marcos Joaquim Patrício, Coordenador de Pastoral. O encontro contou com a presença de Vigários Foranêos, Delegados Paroquiais, Assessores e Coordenadores Diocesan...