Conselho Diocesano de Pastoral

CDP: Síntese conclusiva do Processo de Escuta Sinodal e eleições na pauta

CDP Ampliado teve como pauta principal a apresentação da síntese conclusiva sinodal diocesana.
 |  Andrea Rodrigues  |  Diocese
Foto: Andrea Rodrigues

Na manhã do sábado, 27 de agosto, aconteceu no salão da Catedral Diocesana, a reunião do Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado (CDP). O evento teve início às 08h e seguiu até às 11 da manhã. Participaram da reunião o bispo diocesano, Dom Luiz Antônio Guedes, o coordenador diocesano de pastoral, padre Marcos Joaquim Patrício, alguns padres e delegados e coordenadores diocesanos de pastorais.

A reunião teve início com um momento de espiritualidade promovido pelos seminaristas do ano propedêutico. A apresentação da síntese conclusiva do processo de escuta diocesano, na primeira parte do encontro, ficou a cargo de Andrea Rodrigues dos Santos e do padre Rodrigo Antonio da Silva, membros do Setor Comunicação Diocesano, também membros provisionados da equipe sinodal diocesana.

Uma abordagem rápida dos números do Brasil e do território diocesano do processo de escuta foi apresentada no início: 79 paróquias das 110 do território diocesano participaram do processo de escuta; no Brasil foram 254 circunscrições eclesiásticas e oito organizações religiosas que participaram.

Leia o relatório completo S1._Diocese_de_Campo_Limpo.pdf

Destaque para a ‘Acolhida’

O relatório conclusivo foi feito a partir da leitura das sínteses enviadas pelas paróquias; a metodologia utilizada pela equipe sinodal seguiu a proposta no manual oficial da escuta, com 10 núcleos temáticos para contextualizar os pontos de partida de cada processo.

Foram muitos dias de análise e leitura. O grande tema que emergiu em todas as sínteses paroquiais foi a ‘acolhida’, compreendida em suas diferentes dimensões: a caminhada comunitária, e tudo o que envolve a temática da acolhida das pessoas, ao humano, como uma prática pouco adotada dentro e fora dos templos pelos cristãos católicos apostólicos romanos.

Além do acolhida, a questão do desencontro e variedade de ações e informações sobre a administração dos sacramentos nas paróquias também foi pontuado como algo a ser revisto pela Igreja; ainda, a valorização das considerações dos fiéis batizados que se sentem à margem de decisões, atuando apenas como executores de tarefas.

O processo de escuta na diocese é considerado um sucesso: além de a grande maioria das paróquias terem participado, ficou evidente para várias delas a necessidade de permanentemente adotar a postura da ESCUTA, quer seja para ampliar os trabalhos pastorais de maneira mais participativa, quer seja para ouvir a quem precisa.

Política

No segundo momento do encontro, padre José Nelson da Silva apresentou o subsídio elaborado pelo Regional Sul 2 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e inspirada na encíclica Fratelli Tutti do Papa Francisco, sobre a relação entre a fé e a política de modo apartidário, ou seja, trata-se da política na sua essência, sem posicionamento partidário ou ideológico.

“É preciso educação política para que os direitos de todos nós, enquanto cidadãos, sejam respeitados por quem elegemos, não é possível votar sem consciência política”, destacou o padre.