Skip to main content

Pastoral

Conselho Diocesano de Pastoral se reúne para envio de respostas do processo de Escuta da Assembleia Eclesial

Membros do CDP, estiveram reunidos na manhã de sábado, dia 21 de agosto, para responder na modalidade de grupo o questionário do processo de Escuta da 1ª Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe.
 |  Pe. Rodrigo Antonio  |  Diocese

No último sábado, 21 de agosto, houve a realização de mais um Conselho Diocesano de Pastoral (CDP), marcando a retomada de atividades presenciais deste organismo pastoral da diocese. 

O CDP é composto por representantes das várias instancias evangelizadoras da diocese, inclusive vigários episcopais e foraneos e os delegados paroquiais.

Durante o encontro de retomada, os participantes foram incentivados a responder o questionário da Primeira Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe. O Processo de Escuta, nome dado à fase da Assembleia em que todas as instâncias da igreja são consultadas, mesmo aquelas que não participam ativamente da vida eclesial, consiste em responder a algumas perguntas feitas partindo das percepções que cada pessoa tem de sua realidade local.

Existem três modalidades de participação neste processo de escuta: a participação em fóruns temáticos que são encontrados no site da Assembleia Eclesial, a participação em grupos, onde um determinado grupo de pessoas envia suas respostas e também a modalidade individual, onde qualquer pessoa pode fazer sua inscrição no site e preencher gradualmente o questionário proposto pela assembleia. 

As respostas dos membros do CDP serão compiladas e enviadas à Assembleia Eclesial na modalidade de grupo.

O encontro teve início pelas palavras de incentivo de Dom Luiz Antônio Guedes, bispo diocesano, agradecendo a participação de todos e motivando a serem participantes ativos da Assembleia Eclesial. Em seguida, padre Marcos Joaquim Patrício, coordenador diocesano de pastoral, conduziu o encontro introduzindo aos membros do conselho a importância deste evento eclesial que por vontade do Papa Francisco, busca escutar a todos os fiéis. 

Padre Andre Vascon, pároco da paróquia São Luiz Gonzaga, da forania Mirim-Guaçu, realizou a exposição das perguntas do processo de escuta, apresentou as principais problemas encontrados nas diversas realidades da América Latina e do Caribe e motivou os participantes do conselho a reconhecer quais  destas dificuldades fazem parte da realidade local. 

O processo de escuta será encerrado no próximo dia 30 de agosto.


Notícias Relacionadas

Parceira entre a Pastoral da Saúde e Projeto Unidos pelo sangue coleta 138 bolsas de sangue para o Hemocentro São Lucas

Com os estoques baixos nos diversos hemocentros da cidade a Pastoral da Saúde diocesana em parceira com o Projeto Unidos pelo sangue, realizou a campanha ‘Doe sangue, salve vidas’ nos dias 12 e 13 de julho, no Salão da Catedral Sagrada Família. Foram coletadas 138 bolsas de sangue destinadas ao H...

1º Congresso da Pastoral da Educação Online - Diálogos e reflexões no ensino em tempos de pandemia e pós-pandemia

A Pastoral da Educação e Ensino Religioso da Diocese de Campo Limpo promoverá nos dia 10 e 11 de julho de 2021, 1º Congresso Diocesano da Educação Online. Este evento tem como finalidade promover diálogos e reflexões no ensino em tempos de pandemia e pós-pandemia. A palavra reinventar se tornou ...

Conselho Diocesano de Pastoral (CDP) apresenta linhas de ações para Assembleia Diocesana de 2020

No dia 08 de Fevereiro, aconteceu no Salão Sagrada Família, a reunião do Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado, conduzido pelo Padre Marcos Joaquim Patrício, Coordenador de Pastoral. O encontro contou com a presença de Vigários Foranêos, Delegados Paroquiais, Assessores e Coordenadores Diocesan...

Pastoral Familiar organiza seu primeiro Congresso Diocesano

A missão da família é tema do I Congresso Diocesano da Pastoral Familiar da Diocese de Campo Limpo