Sacramento da Confirmação

Volta das celebrações do sacramento do Crisma nas paróquias

 |  Andrea Rodrigues  |  Diocese

Depois de anos em que as celebrações do Sacramento da Confirmação aconteciam na Catedral Sagrada Família, a partir de 2024, os crismandos terão a oportunidade de receber o sacramento no 'quintal de casa'. A partir deste ano, e por pedido dos padres diocesanos, as foranias realizarão as cerimônias do Crisma em paróquias que comportem o máximo de pessoas e que sejam próximas da casa e familiares dos crismandos.

No quinto domingo da Quaresma, em 17 de março, aconteceu a primeira delas. As paróquias São Bento, São Vicente de Paulo, Santo Antônio de Pádua, Santo Antônio (Jd. Lilah) da forania São José e a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, da forania São Luiz, se uniram para juntas celebrarem a eucaristia em que seus crismandos receberam o Sacramento da Confirmação.

A missa aconteceu na matriz da Paróquia São Bento e foi presidida pelo bispo emérito, Dom Luiz Antônio Guedes, que administrou o Sacramento do Crisma a 51 jovens que participaram de intensa preparação para este dia. Concelebraram os padres Lúcio Alves, Fabrício Alves Pita, Rodolfo Camarotta Costa e participaram ainda o diácono Divino Damasceno e Danilo Rodrigues.

Em sua homilia, falando sobre a liturgia do dia, insistiu que para ver quem é Jesus, é necessário fixar-se com profundidade no Crucificado; é na cruz que Jesus expressa o seu grande amor pela humanidade. E pediu que as comunidades paroquiais se unam em oração por todos os que estão no caminho preparatório para os sacramentos e para todos os já batizados, crismados e participantes da Igreja exortou que o tempo da Quaresma seja proveitoso para uma tomada de consciência e, se por acaso "estamos um pouco acomodados", que acontece o despertar para que todos correspondam a missão de testemunhar Jesus Cristo.