Pastoral da Educação

Pastoral da Educação e Ensino Religioso da Diocese de Campo Limpo promove manhã de escuta ativa

Gestores de instituições educacionais se reúnem para compartilhar experiências e demandas com lideranças diocesanas.
 |  Gerson Mota Pereira  |  Diocese

Na manhã desta sexta-feira, 26, a Pastoral da Educação e Ensino Religioso da Diocese de Campo Limpo realizou um encontro significativo, reunindo mais de 40 gestores de colégios, escolas e CEIs públicas e privadas, incluindo o serviço de educação e assistência da Cáritas Campo Limpo, que compõem o território diocesano. Sob a condução de Dom Valdir Castro, Bispo Diocesano, a sessão de escuta ativa proporcionou uma oportunidade única para a troca de experiências e diálogo franco.

A presença marcante do Assessor da Pastoral, padre Cesar Silva Rosse, e do Coordenador de Pastoral, padre Ezaques da Silva Tavares, agregou valor ao evento, destacando a importância estratégica deste encontro para a comunidade educativa local. Teve início com um café acolhedor, os participantes logo se envolveram em uma reunião conduzida com o intuito de partilhar suas origens, desafios e necessidades em relação à Pastoral Diocesana da Educação.

educacao
Dom Valdir, bispo diocesano, convidou todos a trabalharem em sinodalidade para enfrentar os desafios. — Imagem: Andrea Rodrigues.

A coordenadora da Pastoral, Professora Edna Miyazaki, ofereceu um breve panorama histórico da organização, ressaltando os esforços contínuos para promover uma educação integral e enraizada nos valores cristãos. Além disso, apresentou uma visão das ações planejadas para o restante do ano, sinalizando um compromisso constante com o aprimoramento do sistema educacional em consonância com os princípios da fé.

Durante o encontro, gestores tiveram a oportunidade não apenas de expressar suas preocupações e necessidades, mas também de fortalecer laços de colaboração e solidariedade entre as diferentes instituições educacionais. Essa manhã de escuta ativa representa um passo importante na construção de uma comunidade educativa mais unida e resiliente, comprometida com a missão de formar cidadãos conscientes e comprometidos com o bem comum.

Ao encerrar o encontro, Dom Valdir José de Castro,ssp expressou sua gratidão pela participação e comprometimento dos presentes, enfatizando a importância de trabalhar em conjunto para enfrentar os desafios educacionais contemporâneos. Com um sentimento de esperança renovada, os gestores retornaram às suas instituições, inspirados a continuar colaborando com a Pastoral da Educação e Ensino Religioso da Diocese de Campo Limpo em sua nobre missão de promover uma educação de qualidade permeada pelos valores cristãos.