Posse Canônica

Padre Gilberto toma posse como novo pároco da Nossa Senhora Aparecida no Monte Kemel

Depois de sete anos a frente da paróquia Santo Antônio em Barnabés, padre Gilberto assume os trabalhos pastorais e de evangelização no Jd. Monte Kemmel.
 |  Andrea Rodrigues  |  Diocese

A comunidade paroquial do Jardim Monte Kemel, onde está localizada a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, testemunhou, na quarta-feira, 24 de abril, a posse do seu novo pároco. Padre Gilberto Silvestre da Silva foi empossado pároco em celebração presidida por Dom Valdir José de Castro, SSP, bispo diocesano, e concelebrada por padres da forania, incluindo o Vigário Episcopal da Região 4 (foranias Morumbi e Taboão da Serra), padre Manoel Corrêa Viana Neto, e o Vigário Forâneo, padre Elinaldo Ferreira de Oliveira, além de outros padres amigos.

Após a saudação inicial, Dom Valdir pediu ao Vigário Episcopal, padre Manoel, que apresentasse os padres presentes à comunidade, os quais foram calorosamente aplaudidos. Dom Valdir também saudou todas as comunidades presentes, incluindo membros da paróquia Santo Antônio de Barnabés, onde o padre Gilberto serviu nos últimos sete anos.

Padre Manoel fez a leitura do decreto de nomeação, seguido pelo juramento de fidelidade do padre Gilberto diante do bispo e da comunidade paroquial. Durante a proclamação do Evangelho, o novo pároco recebeu das mãos do bispo o Evangeliário, simbolizando sua responsabilidade de anunciar a Palavra.

Em sua homilia, Dom Valdir destacou o espírito missionário dos Apóstolos e de todos os católicos, enfatizando a importância de buscar Jesus para ver Deus e imitar sua humanidade: "Para ver Deus, devemos olhar para Jesus. Cada vez que buscamos conhecer mais sobre Jesus, entenderemos com mais perfeição sua missão. Quando refletimos sobre a vida de Jesus, descobrimos sua humanidade e nisto também precisamos imitá-Lo. Um verdadeiro discípulo de Jesus, como lemos no livro dos Atos do Apóstolos se torna um missionário, pois aqueles que se encontram com Ele, já não podem deixar de anunciá-Lo. A Igreja é chamada a ser missionária, somos, cada um de nós missionários guiados pelo Espírito Santo, a Igreja está em constante movimento. Movimento de evangelização, de caridade, de fraternidade do qual somos chamados a participar."

gilberto4

Após a homilia, Dom Valdir entregou as chaves da Igreja e a sédia presidencial ao padre Gilberto, que fez uma breve adoração ao Santíssimo Sacramento. Em seguida, recebeu os objetos do batismo e a estola roxa para o Sacramento da Reconciliação. A comunidade acompanhou atentamente esses ritos, culminando na declaração de posse do padre Gilberto pelo bispo.

Antes dos ritos finais, a comunidade dirigiu uma mensagem de acolhida ao novo pároco e presenteou-o com uma imagem da padroeira da paróquia e do Brasil. Também foram expressas palavras de agradecimento e um presente ao bispo, em sua primeira visita à comunidade.

Em seus agradecimentos, o novo pároco manifestou a alegria em assumir o ofício e compromisso de caminhar junto com a comunidade paroquial. Ele agradeceu emocionado aos amigos de sacerdócio presentes e seus familiares, expressando sua devoção à Virgem Maria e o desejo de servir a Deus e aos irmãos e irmãs com renovadas forças e disposição do Espírito Santo.