Semana Teológica do IDTEO reúne mais de 100 participantes em formação sobre Mariologia

Entre os dias 30 de junho e 4 de julho, o Instituto Diocesano de Teologia (IDTEO) promoveu, no Centro Pastoral, a III Semana Teológica, que este ano teve como tema central a Mariologia, o estudo teológico sobre a Virgem Maria. A escolha do tema respondeu diretamente aos pedidos recorrentes dos alunos e agentes pastorais das paróquias da Diocese de Campo Limpo, que buscavam maior aprofundamento na figura de Maria dentro da tradição e doutrina da Igreja.
O curso foi estruturado em três eixos: uma introdução geral à Mariologia, os dogmas marianos e as aparições de Nossa Senhora. Para conduzir essa formação, o IDTEO contou com a colaboração dos padres Rodrigo Antonio da Silva e José Nelson da Silva. O padre Rodrigo abordou os dogmas da Maternidade Divina e da Virgindade de Maria, enquanto o padre José Nelson explorou a Imaculada Conceição e a Assunção.

Já o tema das aparições marianas foi desenvolvido pela professora Ana Maria de Sousa, pós-doutoranda em Teologia com ênfase na vida de Nossa Senhora pela PUC-SP. Ela também é doutora em Ciência da Religião com a tese sobre o manto jade de Nossa Senhora de Guadalupe, mestre em Literatura Brasileira pela USP e graduada em Comunicação Social (FIAM) e em Letras (USP).
Durante sua participação, a professora levou os participantes por uma viagem espiritual e acadêmica, aprofundando-se nas mariofanias de Fátima, Medjugorje e, especialmente, Guadalupe, tema de sua pesquisa doutoral. Em suas palavras:
“Compartilhar as experiências sobre a Nossa Senhora Maria significa reativar o laço de amor maternal pelas veredas das aparições marianas. Na III Semana Mariólogica, promovida pelo Instituto Diocesano de Teologia, em Campo Limpo, além de ampliar conhecimentos, nos sentimos acarinhadas pelo manancial das mariofanias, principalmente na desfragmentação do manto jade da Virgem de Guadalupe e assim eternizar na vida suas palavras: ‘Não estás sob o meu manto sagrado? (...) tens necessidade ainda de outra coisa?’”

A semana formativa reuniu 109 participantes, que puderam optar entre acompanhar presencialmente no Centro Pastoral Sagrada Família ou de forma on-line, ampliando o alcance da proposta e permitindo que mais fiéis participassem.
O encerramento aconteceu com uma Santa Missa na Catedral Sagrada Família, presidida pelo padre Arthur Carvalho, diretor do IDTEO, no final da semana. Em sua homilia, o sacerdote apresentou Maria como “a mulher eucarística”, que nos ensina a acolher a Palavra e oferecê-la ao mundo. Após a celebração, foram entregues os certificados de participação e realizados sorteios de livros da Livraria Paulus, que esteve presente durante toda a semana com um stand dedicado à literatura teológica mariana.
A Semana Teológica é um curso extracurricular vinculado ao “Curso de Teologia para Leigos”, promovido pelo IDTEO. As inscrições para novas turmas estão abertas, com início previsto para agosto de 2025. Interessados podem se inscrever pelo link: https://forms.gle/U1vWUSuqnxAJNzo98.
Mais informações sobre o curso, disciplinas, valores e corpo docente estão disponíveis no site do IDTEO: www.dcl.org.br/idteo