Skip to main content

COMISE

Seminaristas vivem experiência missionária no VII Congresso Estadual

Encontro em Itapetininga reuniu representantes de todo o estado e reforçou o ardor missionário dos futuros sacerdotes.
 |  Por Jean Rocha  |  Diocese

Entre os dias 4 e 6 de julho, seminaristas da Diocese de Campo Limpo participaram do VII Congresso Missionário Estadual de Seminaristas, realizado na Diocese de Itapetininga. O evento, promovido pelo COMISE (Conselho Missionário de Seminaristas) do Regional Sul 1 da CNBB, teve como tema “Missionários da esperança entre os povos”.

Representando a diocese, participaram os seminaristas da etapa do Discipulado: Jean Rocha, José Antônio, Rafael Lima, Rodrigo Pimenta e Vitor Matos. Da etapa da Configuração, esteve presente o seminarista Pedro Oliveira, atual coordenador do COMISE diocesano, que se uniu a mais de 40 seminaristas vindos de diversas regiões do Estado de São Paulo.

A programação teve início na sexta-feira (4), com a Missa de abertura presidida por Dom Luiz Antônio Lopes Ricci, bispo de Itapetininga. O sábado (5) foi marcado por um dia de formação intensa, espiritualidade e confraternização. Destaque para duas conferências: a primeira, conduzida pelo Pe. Erickson Ramos, abordou as bases da missão; e a segunda, com Dom Carlos Silva, OFMCap, bispo auxiliar de São Paulo, refletiu sobre o espírito missionário diante das realidades atuais e a centralidade da oração.

comise1

Os participantes também conheceram o trabalho socioeducativo da Associação Nossa Senhora Rainha da Paz (ANSPAZ), apresentado pelo Pe. Marco Antônio, reitor do seminário local. O dia foi encerrado com a Santa Missa, presidida pelo Pe. Andrey Oliveira, da Diocese de Mogi das Cruzes e assessor do COMISE estadual, seguida por um jantar de confraternização.

O congresso foi concluído no domingo (6) com a avaliação das atividades do COMISE e a Missa de envio no Santuário Nossa Senhora Rainha da Paz.

A participação dos seminaristas no congresso foi uma experiência enriquecedora de formação e partilha. Inspirados por Nossa Senhora Rainha da Paz, modelo de discípula missionária, eles retornam à diocese com o coração renovado e ainda mais comprometidos com a missão de evangelizar o povo de Deus com esperança e alegria.