Skip to main content

Jubileu de Porcelana

A Paróquia São Paulo Apóstolo completou 20 anos

Fundada em 16 de dezembro de 2001 a paróquia celebrou no ultimo domingo (19) o seu Jubileu de Porcelana
 |  Gutierrez de Jesus  |  Paróquias
Imagem: Gutierrez de Jesus

Como início dos preparativos para o grande dia da festa de aniversário de 20 anos a comunidade celebrou um tríduo preparativo.

No dia 16 de dezembro, a paróquia contou com a presença do padre Paulo Roberto M. da Costa, que apesar de ser incardinado em nossa diocese, encontra-se atualmente como capelão da Marinha. Padre Paulo no decorrer dos últimos 16 anos visitou regularmente a nossa paróquia por ser um grande amigo pessoal do padre Francisco.

Em sua homilia fez questão de falar sobre o imenso carinho pela comunidade: "Faço questão de sempre estar por aqui, mas quem realmente ajudou a construir essa comunidade como rosto de paróquia foi ele [Padre Francisco dos Santos]".

No segundo dia do tríduo a paróquia contou com a presença do padre Carlos Lozada,  responsável por elevar a comunidade, que na época era uma humilde capela, em paróquia.

Em sua homilia fez questão de relembrar a história da elevação: “Há 20 anos a comunidade era elevada a paróquia, eu lembro muito bem daquele dia [...], quando eu cheguei na paróquia Sagrado Coração de Jesus, tinha essa capela [São Paulo Apóstolo] e a São Francisco. [...] Até que um dia o Bispo [Dom Emílio Pignoli] me chamou e perguntou: “O que você acha da capela São Paulo se tornar paróquia?” Eu não duvidei: “Que coisa boa!”.  A comunidade acolheu  a propostas e abraçou com amor os trabalhos pastorais e sociais”.

No terceiro e último dia do tríduo a comunidade acolheu o Diácono Permanente Orlando Pereira.  Foi uma linda celebração, muito alegre, onde ele enfatizou todas as comunidades, dizendo que através do esforço de cada integrante é que é possível construir todo um território paroquial: “Nesta preparação para a festa de 20 anos, mais bonito que a festa é o esforço de cada um, durante todos esses anos, contribuindo. Cada um colocando um tijolo que permitiu a criação dessa comunidade. É assim que construímos o Reino de Deus, com essa dedicação, com essa demonstração de nosso amor a Deus."

Bispo aspergindo o povo
Missa contou com numerosa participação da comunidade paroquial. — Imagem: Gutierrez de Jesus

E para finalizar com chave de ouro no dia 19, o Bispo Diocesano Dom Luiz Antônio Guedes ao lado do pároco de nossa Catedral Sagrada Família, padre Sandro Ely de Oliveira, o pároco e diácono da paróquia, Francisco do Santos e Diácono Orlando Pereira, celebraram não só as duas décadas, mas também o rito de benção da igreja e altar.

Nesta noite também, os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, antigos e novos foram investidos para o serviço do altar.

Em sua homilia Dom Luiz recordou sobre como é formada uma paróquia: “A igreja no Brasil através da CNBB (Conselho Nacional dos Bispos do Brasil) , estudando o documento de Aparecida de 2007, que foi aberto pelo Papa Bento XVI, que tratou da evangelização da ação da Igreja em toda a América Latina e do Caribe,  ensina o que deve ser compreendido como paróquia: ‘A paróquia e uma comunidade de comunidades.’”

E falou ainda sobre o ser igreja: “Nós que somos a Igreja Viva: vocês todos e os outros que não puderam vir. Sendo assim, é por causa de nós que aqui vivem em comunidade que essa construção recebeu o nome de igreja, ela se chama igreja por causa de nós e não nós que somos Igreja porque estamos aqui dentro dela.  Somos  nós que damos o nome, o nome do templo é derivado daquilo que somos nós, Igrejas Vivas”.

Ao final da celebração foi apresentado um vídeo contando um pouco sobre a história da comunidade São Paulo Apóstolo desde a sua elevação em 16 de dezembro 2001. Após esse momento, teve uma pequena apresentação das pastorais e movimentos existentes na paróquia com a montagem de um quebra cabeça.


Notícias Relacionadas

Instalação da Paróquia São José e posse canônica do primeiro pároco

Nova paróquia é constituída por duas comunidades desmembradas do Santuário Santa Terezinha, em Taboão da Serra.

Celebração na Paróquia Santo Antônio marca posse do novo pároco

Paróquia Santo Antônio do Caxingui recebe seu novo pároco, padre Edmilson Bhering, em cerimônia de posse presidida pelo Vigário Episcopal da Região 4, padre Manoel Viana, no dia 11 de dezembro.

Paróquia Santa Ana e São Joaquim celebra seus padroeiros e comemora 15 anos de criação

Com alegria e muito entusiasmo os fiéis da paróquia Santa Ana e São Joaquim comemoraram 15 anos de criação celebrando a festa dos avós de Jesus

Espiritualidade missionária: descobrir a fé com o Apóstolo Paulo

Sábado dia 30 de março, na Casa da Juventude em Taboão da Serra, a Unidade pastoral João Paulo II, do Horto do Ypê, conduzida pelo Pe Marcos Joaquim Patrício, também Coordenador de Pastoral da nossa Diocese de Campo Limpo, se reuniu em retiro pela primeira vez, escolhendo a proposta de espiritual...