Skip to main content

Jubileu de Ouro

Paróquia São João Batista completa 50 anos

A Paróquia São João Batista celebrou oficialmente seus 50 anos, contudo, a verdade é que há mais de cinco décadas, a comunidade da região do Pirajussara constrói sua história na Igreja Católica.
 |  Thaís Silfer  |  Diocese
Fotos: Arquivo Paroquial

A Paróquia São João Batista celebrou oficialmente seus 50 anos, conforme registrado no documento de instalação canônica assinado em 16 de outubro de 1973. Contudo, a verdade é que há mais de cinco décadas, a comunidade da região do Pirajussara constrói sua história na Igreja Católica.

Na década de 1970, a primeira missa foi celebrada em uma chácara no Jardim Guaciara, debaixo de uma árvore. Nessa capela, que acomodava apenas o padre e a equipe de liturgia, os fiéis ficavam do lado de fora, ouvindo por meio de um alto-falante. Essa é uma das inúmeras lembranças de alguns membros daquela época, que, sob a liderança do Padre Antonio, irlandês da Sociedade São Patrício, rezavam o terço, confeccionavam bancos e altares da igreja, peregrinavam de colégio em colégio ou outros espaços cedidos para a missa, até a construção de suas igrejas. A jornada continuou com o segundo irlandês, Padre Bernardo, e persiste até hoje com o terceiro, Padre Kieran Ridge, carinhosamente chamado de Padre "Kirano".

São João Batista1
Celebração pelos 50 anos de instalação com o pároco Padre Kirano e o Vigário Paroquial, padre Orlando. — Imagem: Arquivo Paroquial.

Dessas andanças surgiram projetos sociais, pastorais foram organizadas, quermesses foram celebradas, e um grande número de paroquianos comprometidos com o "servir a Deus" se formou. Juntos, enfrentaram a ditadura, buscaram melhorias para a comunidade e uniram esforços para concluir obras, tudo para que o amor ao próximo não fosse apenas um discurso nas homilias semanais.

O padroeiro São João Batista acolheu outros santos, tornando-se também São Pedro, São Sebastião, São Lucas, São Patrício, São Luís de Montfort e Nossa Senhora Aparecida. Comunidades migraram, como São Judas e Santa Luzia, ou tornaram-se paróquias, como Santa Ana (e São Joaquim), junto com São Francisco, Nossa Senhora Aparecida e São José (e Santa Dulce dos Pobres).

Em 16 de outubro passado, em ação de graças por essa caminhada longa e sólida, cada membro, pastoral, movimento, associação e ações feitas em conjunto, agradeceu a Deus com uma festiva celebração eucarística. É importante recordar e ensinar as novas gerações toda a trajetória paroquial para assim, revigorar a fé e sempre celebrar a história do povo de Deus, traduzida em ritos, celebrações e, principalmente, na alegria pelas conquistas feitas através da bondade de Deus.


Notícias Relacionadas

Membros da Pastoral da Pessoa com deficiência (GAPE) celebram missa organizada em sua totalidade por agentes da pastoral.
Encenação da Paixão de Cristo da Paróquia São João Batista encheu o Ginásio “Zé do Feijão” para retomada, depois de dois anos de pausa, do espetáculo da Paixão de Cristo.
Na Natividade de São João Batista, paróquia da Forania Taboão da Serra celebra padroeiro com tríduo, fogueira, procissão e bolo.