Paróquia São João Batista celebra com missa festiva o dia da pessoa com deficiência pelo 5º ano

Membros da Pastoral da Pessoa com deficiência (GAPE) celebram missa organizada em sua totalidade por agentes da pastoral.

 |  Angela Fabiane de Oliveira Pinheiro e Sem. Peterson C. Domingues  |  Diocese
Pascom Par. São João Batista

“A qualidade de vida no seio de uma sociedade mede-se, em boa parte, pela capacidade de incluir os que são mais fracos e necessitados, no respeito efetivo pela sua dignidade de homens e de mulheres”. (Papa Francisco em Audiência aos membros ‘Comunità di Capodarco’, organização católica italiana que acompanha pessoas necessitadas e com deficiência. No dia 25 de Fev de 2017).

Aconteceu no último dia 02 de Dezembro (I Domingo do Advento), na Paróquia São João Batista, no Jardim Roberto, Taboão da Serra, a Santa Missa em Ação de Graças pelo dia Internacional de Luta das Pessoas com Deficiência. A participação nesta celebração, que já acontece há cinco anos, sempre no primeiro domingo do Advento, é bastante significativa, já é tradição.

A missa foi organizada em sua totalidade pelos membros e agentes da Pastoral da Pessoa com Deficiência - GAPE (Grupo de Apoio a Pessoas Especiais), a parte musical ficou por conta de alguns músicos, deficientes visuais, que são da pastoral e também participam do projeto Música, oferecido pela paróquia. A proclamação das leituras, o Salmo e as preces dos fiéis foram feitas também por agentes da pastoral, provando que deficiências como a cegueira, a surdez ou a deficiência motora não impede a participação efetiva na celebração da Santa Missa.

A celebração emocionou todos os presentes quando um belíssimo poema, feito pelo Carlinhos, o “Carlinhos sem limites”, foi recitado e mostrou a importância e a dignidade das pessoas com deficiências. Além disso, ainda teve uma apresentação musical no pós-comunhão com os membros do GAPE.

As palavras sempre motivadoras do Padre Kieran (pároco e um dos motivadores desta pastoral), foram de encorajamento a todos os presentes. “É preciso ter um Espírito acolhedor para este Natal. O menino Deus, poderia vim em forma de um anjo, porém, Ele veio na forma humana, como qualquer um de nós, então, é preciso acolher a todos”, disse o padre em sua homília.

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é comemorado anualmente no dia 3 de dezembro. A data tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas.

Cada ano, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, tem um tema específico, que pauta as atividades e eventos para este dia.

Em 2018 o tema foi: ‘Emponderando pessoas com deficiência e garantindo inclusão e igualdade', que chama atenção para os 30 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU a serem alcançados até 2030 e como estes objetivos podem criar um mundo mais inclusivo e equitativo para as pessoas com deficiência.