São João Batista: Padre Kirano celebra padroeiro ao lado de Dom Valdir
A paróquia São João Batista, forania Taboão da Serra, celebrou a Natividade do padroeiro recebendo pela primeira vez a visita do bispo diocesano, Dom Valdir José de Castro, ssp. Na matriz paroquial, a comunidade alegre e entusiasmada, compareceu para o encerramento do tríduo do padroeiro.
A celebração teve início do lado de fora com a benção da fogueira proferida pelo Vigário Paroquial, padre Orlando Pereira, seguida de uma pequena procissão, que tinha a sua frente, um andor com a imagem de São João Batista bem ornamentado.
Padre Kieran Ridge, sps, ou padre Kirano como é popularmente conhecido no município de Taboão da Serra e na diocese acolheu e agradeceu a presença do bispo diocesano logo depois da procissão de entrada: “Em nome de toda a comunidade e por mim também quero dizer o quanto estamos contentes com a vossa visita a nossa paróquia, seja bem-vindo, a casa é sua”. Dom Valdir também expressou a sua alegria e agradeceu o convite para a festa do padroeiro.
Falando longamente sobre João Batista, o precursor, o bispo diocesano destacou o milagre concedido a Zacarias e Isabel para que o nascimento de João fosse possível e o quanto Deus pode fazer por quem com Ele está: “Zacarias e Isabel, eram justos e estavam com Deus que, fez na vida deles o impossível ser possível. Quando temos dificuldades, de todas as esferas, pessoal, familiar, etc, vamos lembrar que para Deus nada é impossível. De uma situação que julgamos não ser frutífera, quando Deus está presente, Ele transforma o jardim, assim como transformou esterilidade em fecundidade”.
E continuou: “Deus é misericórdia, todos que viviam ao redor de Isabel, reconheciam que Deus havia agido com misericórdia na família de Zacarias. Vocês sabem o que significa o nome de João? “Deus é misericórdia””.
No final da oração eucarística, Dom Valdir rezou com toda a comunidade uma oração ao santo do dia e recebeu presentes da comunidade.
Para marcar a festa do padroeiro da paróquia padre Kirano presenteou cada uma das quatro comunidades com um ornamento em madeira com uma pomba branca: “Simbolizando a vinda do Espírito Santo sobre todos” e cada família presente na missa levou para casa um mini arranjo de suculenta. A festa do padroeiro continuou e teve bolo para todos os presentes servido no salão paroquial.
O Programa Viver, do Instituto Padre Kieran Ridge, entrevistou brevemente Dom Valdir sobre a Carta Pastoral: “Tudo por causa do Evangelho”, que o bispo lançou na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, na semana anterior.