Paixão de Cristo

Paróquia São João Batista realiza a 19ª Encenação da Paixão de Cristo

Encenação da Paixão de Cristo da Paróquia São João Batista encheu o Ginásio “Zé do Feijão” para retomada, depois de dois anos de pausa, do espetáculo da Paixão de Cristo.
 |  Thais Silfer  |  Paróquias

Desde 1982, jovens da Paróquia São João Batista, forania Taboão da Serra, organizam a dramatização da Paixão de Cristo. Naquela época, o grupo se apresentava para os paroquianos e pediam doações de alimentos como entrada, além de levar a evangelização em forma de arte para outros lugares, como os bairros paulistas Freguesia do Ó, Brás e organizações sociais, como o Pequeno Cotolengo. Por um tempo, inclusive, se apresentaram na Paixão de Cristo na programação do município de Taboão da Serra.

Desde 2002, o grupo fixou os espetáculos na região do Pirajussara, área paroquial, nessa época sob direção do leigo Adauto Guerra. Desde então, o texto prima por ser liturgicamente correto, pois o grande intuito é a propagação do Evangelho. As encenações acontecem toda Sexta-feira Santa e Domingo de Páscoa, e tem como atores, principalmente, os paroquianos em trabalho totalmente voluntário.

Cada ano, a direção geral tenta trazer novidades para as cenas e sempre surpreendem o público, que é fiel e em sua maioria, fazem parte das cinco comunidades da Igreja pastoreada pelo pároco Kieran Ridge. Uma das inovações muito apreciadas, por exemplo, foram as apresentações que tiveram musicais.

Desde 2020, por causa da pandemia de Covid-19, a Paixão de Cristo estava paudada e algumas ideias foram adiadas. Mas, como tudo tem um propósito e um tempo certo, em 2023, a 19ª Encenação foi realizada, no último dia 7 de abril. Sob direção geral de Edson Ferreira e Joel Macedo, o elenco estava emocionado em poder voltar a participar de algo tão grandioso e respeitável.

O apoio da Prefeitura de Taboão da Serra foi significativo, possibilitando uma estrutura notável, assim como o importante apoio do padre Kieran e de todos os participantes, desde atores até produção.

Além da qualidade técnica, esse ano, os atores encenaram usando microfone e não mais com falas pré-gravadas. Um outro, adendo oportuno e atual, foi à inserção da Campanha da Fraternidade de 2023 nas cenas, com crianças da Catequese e Infância Missionária representando o povo Yanomami na distribuição dos pães para os presentes. Essa escolha foi feita em alusão aos graves casos de desnutrição e óbitos dos indígenas de nosso país e ao pedido de Jesus: “Dai-lhes vós mesmos de comer”. (Mt 14,16).

Nos bastidores o sentimento era de alegria e doação, todos ansiosos, pois sabiam que o intuito maior era levar o próprio amor de Jesus a cada um presente. Nas cadeiras e arquibancada do Ginásio “Zé do Feijão”, uma multidão acompanhou maravilhada, Flávio Almeida interpretando Jesus, Gilmara Ruas como Maria e diversos rostos conhecidos vestidos de apóstolos, reis, sacerdotes e povo.

A Paróquia São João Batista agradece a quem contribuiu para que essa linda obra acontecesse.