CINZAS

Dom Valdir: Quaresma, tempo penitencial, de olhar para o irmão, para Deus e para si mesmo

Na homilia da Quarta-feira de Cinzas, Dom Valdir falou sobre as três direções que é preciso dar atenção no tempo quaresmal: oração, esmola e jejum.
 |  Andrea Rodrigues  |  Diocese

Dom Valdir José de Castro, ssp, bispo diocesano, presidiu a celebração da Missa de Cinzas, na Catedral Sagrada Família, na noite do dia 22 de fevereiro. A celebração, que marca o início do tempo quaresmal, marcou a abertura da Campanha da Fraternidade em todas as Igrejas do Brasil, apresentando pela terceira vez a temática da fome. Segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o objetivo é exercitar a caridade associada à reflexão e ação sobre um tema específico.

Em sua homilia, Dom Valdir falou sobre a vivência e a prática da fé neste tempo quaresmal: “Como estamos vivendo na nossa vida pessoal e na relação com o irmão, a nossa vida de fé? Jesus nos apresenta três direções, de forma renovada quando comparada aos fariseus, para vivenciar a quaresma: o caminho da oração, da esmola e do jejum. Jesus nos dá a fórmula da oração quando diz que para falar com o Pai, basta que eu, sozinho, faça as minhas orações pessoais, converse com Ele. Sim! Ele escuta. Uma segunda direção é a esmola, mas não é sobre aquela moedinha que oferecemos, mas o quanto eu posso partilhar da Palavra, no cuidado com o outro, na ajuda de diversas formas. E a prática do jejum, que deve me levar a sentir e olhar para outras coisas. Veja: a oração é o olhar para Deus, a esmola é o olhar para o próximo e o jejum é olhar para nós mesmos”.

Sobre o tema da Campanha da Fraternidade, “Dai-lhes vós mesmo de comer”, falou sobre a grande desigualdade existente no Brasil, que, mesmo sendo um dos maiores produtores de alimentos no mundo, tem a fome por uma realidade muito presente. “Somos os maiores produtores de carne, mas onde está a carne? A fome é um problema sério e nos assusta ainda mais quando pensamos que somos um país de cristãos: católicos, evangélicos, mas cristãos. Onde está o nosso testemunho? Muito se faz, mas podemos fazer mais, cada um fazendo um pouco e contagiando outros. Ofertemos também a Palavra, que dá sentido à nossa vida de partilha, o que somos e o que temos”.

O rito de imposição das cinzas, sinal de penitência a qual somos chamados a viver durante o período quaresmal, aconteceu logo após a homilia.

cinzas ms1
Durante homilia, Dom Valdir exortou fiéis a lutar no combate à fome. — Imagem: Érica Viana.

Papa Francisco

O papa Francisco, em mensagem enviada à CNBB e ao povo brasileiro, desejou que o tema da fome não leve as pessoas apenas a praticar ações concretas, mas que gere consciência de que partilhar dons e pão não podem ser restritas a campanhas ou momentos: “É meu grande desejo que a reflexão sobre o tema da fome, proposta aos católicos brasileiros durante o tempo quaresmal que se aproxima. leve não somente a ações concretas — sem dúvida, necessárias — que venham de modo emergencial em auxílio dos irmãos mais necessitados, mas também gere em todos a consciência de que a partilha dos dons que o Senhor nos concede em sua bondade não pode restringir-se a um momento, a uma campanha, a algumas ações pontuais, mas deve ser uma atitude constante de todos nós, que nos compromete com Cristo presente em todo aquele que passa fome”.

Campanha da Fraternidade na Diocese

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) abre oficialmente a Campanha da Fraternidade 2023 na Quarta-Feira de Cinzas. Neste ano, a Campanha tem como tema “Fraternidade e fome”, e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).

A Diocese de Campo Limpo, através do Assessor Diocesano para a Campanha da Fraternidade, padre José Nelson da Silva, iniciou no mês passado uma série de formações em todas as foranias. Como pede a CNBB, o objetivo das formações é sensibilizar a sociedade e a Igreja para enfrentarem o flagelo da fome sofrido por uma multidão de irmãos e irmãs, por meio de compromissos que transformem esta realidade a partir do Evangelho de Jesus Cristo.

Ao final da celebração, um vídeo, produzido pelo Setor Comunicação e apresentado pelo padre José Nelson, apresentou brevemente alguns pontos sobre a temática da fome e marcou a abertura oficial da campanha no território diocesano.

cinzas ms3
Dom Valdir acompanha vídeo sobre o tema da Campanha da Fraternidade de 2023. — Imagem: Marcus Simi.