Skip to main content

Jubileu 2025

Diocese de Campo Limpo inicia preparação para o Jubileu 2025 com encontro de fé e esperança

Com reflexões e orientações sobre o Ano Santo, encontro marcou o início da jornada para o Jubileu, convidando todos a viver a esperança e a renovação espiritual.
 |  Andrea Rodrigues  |  Diocese
Fotos: Arquivo Paroquial

A preparação para o Jubileu 2025 começou há dois anos, quando o Papa Francisco fez um chamado a todos os cristãos para uma preparação profunda, com o objetivo de permitir ao povo cristão viver plenamente o Ano Santo. Em suas palavras, o Papa destacou a importância desse período como uma oportunidade de renovação espiritual, lembrando que o Jubileu pode ser uma força para restabelecer um clima de esperança e confiança, sinal de um renascimento necessário em tempos de desafios. “Por isso — afirmou — escolhi o lema Peregrinos de Esperança”.

Atenta às orientações da Igreja, a Diocese de Campo Limpo iniciou sua preparação há dois anos envolvendo suas pastorais, movimentos e paróquias, criando um "clima" favorável para o Jubileu de 2025. Em 2023, a Diocese promoveu estudos sobre os documentos conciliares indicados pelo Dicastério para a Evangelização, com o intuito de vivenciar a missão evangelizadora. Já em 2024, o foco foi a oração, com reflexões profundas sobre os desafios da Evangelização no mundo contemporâneo.

Com a proximidade da abertura do Ano Santo, o Instituto Diocesano de Teologia (IDTEO), sob a direção do Padre Arthur Carvalho, realizou um encontro diocesano no dia 3 de dezembro, na Catedral Sagrada Família, com o intuito de aprofundar o entendimento sobre o que será vivido em 2025. O evento abordou o significado do Jubileu, além de orientar os cristãos sobre como viver este tempo de graça com fé e esperança renovadas. O encontro, com o tema “O Jubileu Ordinário de 2025: Fundamentação Bíblica e Magisterial”, contou com a participação de Dom Valdir José de Castro, do padre Ezaques da Silva Tavares, coordenador Diocesano de Pastoral, e da missionária Raffaella Campana, que fez um panorama histórico dos Jubileus.

O evento aconteceu na nave da Catedral Diocesana e foi transmitida ao vivo pelas plataformas de Facebook e YouTube da Diocese. Na abertura do encontro, padre Arthur Carvalho convidou os participantes a se aproximarem da mesa de debate. Em seguida, Dom Valdir iniciou sua fala agradecendo a presença de todos e destacou a importância do momento: “O Jubileu Ordinário de 2025, que ocorre a cada 25 anos, se aproxima. No último domingo (Primeiro Domingo do Advento), enviei uma mensagem a toda a Diocese, falando sobre a abertura do Jubileu e convidando todos para participar deste momento. O Ano Jubilar é um ano de graça, um tempo muito especial para abrirmos as portas do nosso coração a Jesus, que é a nossa esperança. Ele é a nossa vida e salvação, é um tempo para reanimar a nossa esperança, esperança que nasce em Jesus, morto e ressuscitado, nosso mestre e pastor, caminho, verdade e vida. Como diz o apóstolo Paulo: a esperança que vem de Jesus não decepciona. Abraçando o Evangelho que Jesus nos traz, queremos estar ancorados na esperança, caminhando pelas estradas da vida como verdadeiros peregrinos da esperança, que é o tema do Jubileu”.

Dom Valdir deu início a formação de preparação acolhendo todos os presentes. — Imagem: Pe. Rodrigo Antonio Silva

Em sua fala, Dom Valdir enfatizou que o Jubileu será um tempo de renovação e reflexão sobre a importância da oração, peregrinação e indulgências, que são meios de experimentar a infinita misericórdia de Deus. A missionária Raphaela Campana, CMV, por sua vez, fez uma análise detalhada da história dos Jubileus, explicou o logotipo e falou sobre as indulgências. Padre Ezaques Tavares falou dos momentos celebrativos que marcarão o início e o encerramento do Jubileu de 2025. Ele também destacou a relevância das peregrinações dentro do contexto das celebrações jubilares.

Dom Valdir, ainda nesse momento, ressaltou a importância das indulgências e orientou os fiéis a consultarem o documento da Penitenciária Apostólica, publicado em 13 de maio de 2024, sobre a concessão de indulgências durante o Jubileu. “Em um encontro não é possível falar sobre todas as possibilidades, mas é importante que todos leiam e busquem compreender, com ajuda, se necessário”, afirmou. O bispo também lembrou que todos os participantes receberam material informativo produzido pelo Vicariato para a Comunicação Social, o qual está disponível para as paróquias. “Neste folder, temos uma indicação breve sobre as indulgências, quase que um resumo deste encontro, e também o calendário jubilar. Compartilhem as informações, falem para os outros sobre este Ano Santo, falemos sobre esperança”, concluiu.

Como primeiros materiais impressos sobre o Ano Jubilar Diocesano, foram distribuídos um cartaz com as datas jubilares e o folder mencionado por Dom Valdir. Além disso, a Secretaria de Pastoral, através de Sheyla Leite, anunciou que será lançada uma camiseta ‘jubilar’, disponível em um modelo único, mas que poderá ser personalizada pelas paróquias.


DCL 089 Anexo Pedido de Camisetas e Folder do Jubileu 2025

Dom Valdir José de Castro, bispo diocesano, anunciou ainda a criação de uma Comissão Diocesana de Preparação para o Jubileu, que ficará responsável por apoiar as formações, preparar e animar a vivência do Ano Jubilar, garantindo que toda a Diocese caminhe unida neste tempo de graça e renovação.

Você pode rever a formação: