Mensageiros da Esperança: comunicadores diocesanos se reúnem em encontro formativo
No sábado, 30 de agosto, o auditório São Paulo Apóstolo tornou-se o coração pulsante da comunicação diocesana. Ali, cerca de 190 agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom), vindos de todas as nove foranias da Diocese de Campo Limpo, participaram do segundo Encontro Diocesano de 2025. Mais que um evento formativo, foi um momento de comunhão, espiritualidade e fortalecimento da missão de comunicar a Boa Nova com mansidão e esperança.
A manhã começou em clima de acolhida fraterna. Entre sorrisos, reencontros e conversas ao redor do café, os participantes foram convidados a mergulhar em uma atmosfera de partilha. O padre Rodrigo Antonio da Silva, vigário episcopal para a Comunicação, deu as boas-vindas ao lado de Andreia Sant’Ana, coordenadora diocesana da Pascom. “Este auditório hoje se torna espaço de comunhão, amizade e missão. Sintam-se em casa”, disse padre Rodrigo.

Estiveram presentes os padres: Rodolfo Camarotta, paróquia Sagrado Coração, Jardim Iracema; José Valdo do Carmo, paróquia Cristo Libertador; Miguel Romano, assessor da Pascom na forania Itapecerica da Serra; Adílson Ulprist, assessor na forania M’Boi Mirim; e Isael Santos Rodrigues, assessor da Pascom na forania Embu das Artes.
O encontro ganhou profundidade com o momento de espiritualidade, conduzido pela coordenação e pelos agentes. Neste momento, a pastoral rezou também por Magalli Ferreira Rosanelli, dedicada pasconeira, falecida em 16 de agosto. À luz da Palavra proclamada, o silêncio orante e a partilha prepararam os corações para ouvir a mensagem do bispo diocesano, Dom Valdir José de Castro. Inspirado no tema “Mensageiros da Esperança: comunicando com mansidão”, o bispo refletiu sobre a missão dos comunicadores: “A Igreja é, em sua essência, comunicação da Boa Nova de Deus. Comunicar é aproximar corações e fazer do Evangelho um encontro de vida”, destacou.
Em seguida, coordenadoras forâneas aprofundaram trechos do documento “Breve dicionário comunicacional do Papa Francisco”, documento lançado pelo Grecom (Grupo de Reflexão sobre Comunicação da CNBB), como homenagem póstuma ao primeiro pontífice latino-americano, Papa Francisco. A apresentação do documento foi escrita por Dom Valdir, que é também o Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social da CNBB. O dicionário apresenta diversas palavras que marcaram o pontificado de Francisco e se relacionam à comunicação. Cada uma delas ressaltando dimensões como alegria, escuta, esperança, fraternidade, proximidade e ternura, valores que devem orientar o fazer comunicativo na Igreja.

O momento formativo trouxe a presença de Marcello Godoy, membro do GT Produção da Pascom Brasil e criador do site Bendita Pascom. Com linguagem acessível e prática, ele conduziu uma oficina sobre criação de artes e identidade visual, apresentando ferramentas do Canva e técnicas de melhor aproveitamento da plataforma, visando fortalecer a identidade paroquial nas redes sociais e também fora dela. “Uma arte não é apenas imagem: é ponte de encontro e de comunhão”, ressaltou.
O Vigário Episcopal, apresentou ainda, antes do encerramento, o seminarista que irá acompanhar a Pastoral da Comunicação Diocesana, Henrique Souza, do terceiro ano da filosofia.
O encontro foi encerrado em tom de celebração, com a tradicional foto na escadaria da Catedral Sagrada Família, registrando em imagem a força de uma comunicação viva, feita de rostos, histórias e esperanças que se encontram no mesmo chamado: anunciar Cristo com criatividade e mansidão.
