27ª Romaria Diocesana a Aparecida encerra a Semana da Família com a participação de 30 mil romeiros

Milhares de peregrinos participaram da Romaria a Casa da Mãe Aparecida no encerramento da Semana Nacional da Família.

 |  Redação  |  Diocese
Adriano Menezes

Este ano 680 ônibus das diversas paróquias da diocese de Campo Limpo se encaminharam em romaria ao Santuário Nacional de Aparecida, no último domingo (18/08), para o encerramento da Semana da Família. Em um dia de tempo aberto, os romeiros chegaram cedo para participar da programação proposta, que incluía a Via Lucis, às 8 da manhã e a Santa Missa, presidida por Dom Luiz Antônio Guedes, bispo diocesano, às 10.

Entre os dias 11 e 17, aconteceu a Semana Nacional da Família, promovida pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e a Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF).

Este ano, o tema central trouxe a pergunta: “A família, como vai?”, rememorando a Campanha da Fraternidade (CF) de 1994, de mesmo título.

O subsídio “Hora da Família”, preparado pela CNPF, e aplicado nos encontros dos grupos diocesanos, mostrou a expansão da Pastoral Familiar no Brasil desde a realização da CF na década de 1990 e refletiu a necessidade de aprofundamento quanto à missão da família na Igreja e na sociedade.

A Semana da Família

A Semana Nacional da Família nasceu da percepção da então coordenação do Setor Família e Vida da CNBB, hoje Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, sobre a necessidade de defender e promover os valores familiares. Com isso, foi escolhida a semana seguinte ao Dia dos Pais para comemorá-la. O objetivo é mobilizar a Igreja Católica de todo o Brasil no sentido de expandir os verdadeiros valores da família, como o amor, a amizade, a partilha e a solidariedade.

Via Lucis

Às 8 horas da manhã, na esplanada João Paulo II, os romeiros se reuniram para participar da Via Lucis. Nesta devoção, que complementa a Via Crucis, são percorridas quinze estações com Cristo triunfante, desde a Ressurreição até Pentecostes.

A procissão saiu da Capela do Batismo e culminou na Capela da Ressurreição, com as paradas pré-determinadas.  Foi organizada pela Pastoral Familiar e conduzida pelo padre assessor da área Francisco Glênio de Almeida, Forania Campo Limpo, pelo Bispo Diocesano Dom Luiz Antônio Guedes, o bispo Emérito Dom Emílio Pignoli e contou com participação de outros padres diocesanos.

Missa

A Santa Missa no Santuário Nacional para todos os romeiros diocesanos começou pontualmente às 10 da manhã e foi presidida por Dom Luiz Antônio Guedes e concelebrada pelo bispo emérito e por dezenas de padres das muitas paróquias que pertencem à diocese.

Dom Luiz saudou a todos os diocesanos e todas as outras tantas pessoas que lotaram o Santuário neste domingo, em que se celebrou a Assunção de Nossa Senhora. Em sua homilia Dom Luiz falou sobre a missão da família: “É preciso indicar a necessidade de a família vivenciar uma profunda experiência de Jesus e da sua Palavra para conseguir vencer os desafios e dificuldades que encontra em seu caminho”.

Para a romaria particular de Campo Limpo, Dom Luiz mencionou o encerramento da Semana Nacional da Família Diocesano, vivido em comunhão com a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e sobre o ano das comemorações dos 30 anos de instalação da diocese.

Ao término da missa, todos se voltaram à imagem de Nossa Senhora Aparecida e em oração Dom Luiz pediu a intercessão materna de Nossa Senhora Conceição Aparecida, Rainha e padroeira do Brasil para toda a família diocesana.