Skip to main content

Cáritas

Campanha 10 milhões de estrelas, da Cáritas Brasileira, neste ano será realizada presencialmente com transmissão ao vivo

A celebração acontecerá no dia 18 de novembro, sábado, a partir das 18h, na Basílica Santuário São Francisco de Assis, em Brasília/DF.
 |  CNBB  |  Igreja no Mundo

Em 2023, a Campanha 10 Milhões de Estrelas, iniciativa permanente de solidariedade da Cáritas Brasileira, organismo da CNBB, será celebrada presencialmente. Desde 2020, com o início da pandemia, o evento vinha sendo realizado de modo virtual.

A celebração acontecerá no dia 18 de novembro, sábado, a partir das 18h, na Basílica Santuário São Francisco de Assis, em Brasília/DF. Para quem não está na capital, será possível acompanhar nos canais da Cáritas Brasileira no YouTube e no Facebook.

“Em 2023, a Campanha 10 Milhões de Estrelas completa nove anos no Brasil e nos lembra da sua fundamental importância para a Rede Cáritas e toda a sociedade, porque ela busca animar as pessoas, famílias, grupos, comunidades, a acender, por meio da simbologia da vela, a chama da solidariedade ao vivenciar o espírito do Natal e praticar gestos concretos de transformação social”, reflete Carlos Humberto Campos, diretor executivo da Cáritas Brasileira.

“Tem como perspectiva iluminar pensamentos e assim construir uma sociedade de paz, uma sociedade em que as pessoas cuidam umas das outras e, sobretudo, uma sociedade que pratica a justiça social, o respeito à diversidade, a defesa dos direitos humanos e da natureza”, finalizou Carlos Humberto.

cnbb

A Campanha 10 Milhões de Estrelas é uma iniciativa permanente de sustentabilidade e de fortalecimento da identidade da Cáritas. Através de velinhas em formato de estrela, apoia as ações e a missão da Rede, de “testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, defendendo e promovendo toda forma de vida e participando da construção solidária da sociedade do Bem Viver, sinal do Reino de Deus, junto com as pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social”.

Este ano, é possível contribuir adquirindo a vela na entidade participante mais próxima. As contribuições que chegam anualmente de todo o país fortalecem as ações e os projetos sociais da Rede Cáritas e alimentam esta corrente de luz e solidariedade. Procure os regionais, articulações e entidades membro da Cáritas Brasileira atuantes no país:https://caritas.org.br/regionais.

Tema e lema da campanha 2023

A jornada 2023 da campanha dá continuidade à temática sobre o combate à fome, iniciada na edição anterior, e reforça a proposição da Campanha da Fraternidade deste ano. Inspirada na Ação da Cidadania, a nossa mobilização tem como tema: Quem tem fome, tem pressa. Vamos logo socorrer! – e lema: “Tive fome e me destes de comer” (Mt 25,35)

A campanha no mundo e no Brasil

O projeto 10 Milhões de Estrelas teve início em Annecy, na França, em 1984, durante o tempo do Advento. Em 1991 a campanha propagou-se por todo o país e passou a ser realizada no período do Natal. Mas foi no ano de 2002 que a ação iniciou o seu percurso pelo mundo. No Brasil o projeto teve sua primeira edição em 2014. A partir daí a Cáritas Brasileira lidera essa mobilização que tem o objetivo de iluminar pensamentos e inspirar gestos de solidariedade humana para a construção de um mundo socialmente mais justo para todas as pessoas e espiritualmente mais conectado com Deus e com os irmãos e irmãs independente de etnia racial ou crença religiosa.