Skip to main content

Aniversário de Ordenação

“Vamos juntos, fazendo tudo por causa do Evangelho”

A noite de celebração não apenas marcou um momento especial na vida do bispo diocesano, mas também reforçou o espírito de comunhão e missão que guia a Diocese de Campo Limpo.
 |  Andrea Rodrigues  |  Diocese

A Diocese de Campo Limpo, com 35 anos de história, celebrou com alegria os dois anos de episcopado de seu terceiro bispo diocesano, Dom Valdir José de Castro, ssp. Desde sua chegada, em 2022, Dom Valdir tem percorrido os territórios paroquiais com dedicação, alcançando as diversas comunidades e consolidando sua missão evangelizadora de fazer Tudo por causa do Evangelho.

No dia 26 de novembro, às 20 horas, a Catedral Sagrada Família acolheu a celebração em memória do Bem-aventurado Tiago Alberione, fundador da Família Paulina, congregação religiosa da qual Dom Valdir faz parte. A data marcou também os dois anos de sua ordenação episcopal e posse como pastor da Diocese.

A celebração contou com a presença de um expressivo número de membros do clero e de inúmeros fiéis, além do bispo emérito Dom Luiz Antônio Guedes, que recentemente completou 79 anos e fez questão de comparecer para homenagear seu sucessor.

A imagem do Beato Tiago Alberione foi colocada no presbitério, destacando o vínculo espiritual e carismático entre o fundador da Família Paulina e a vocação de Dom Valdir.

episcopal5

Homilia Inspiradora

Durante a homilia, Dom Valdir refletiu sobre as leituras do dia e sobre seu caminho episcopal. Ele expressou gratidão pelo acolhimento caloroso recebido desde sua chegada à Diocese e destacou o compromisso de continuar "vivendo e anunciando o Evangelho de todas as formas".

O bispo ressaltou a visão de Alberione sobre a comunicação como um instrumento poderoso de evangelização, conectando essa missão aos desafios atuais. “Alberione já dizia, nos anos 50, que revoluções rápidas e pacíficas poderiam ser feitas pela imprensa. Hoje, as redes sociais fazem uma revolução ainda mais rápida. Mas precisamos nos perguntar: estamos usando esses meios para testemunhar o Evangelho ou para difundir coisas enganosas?”, indagou.

episcopal3

Citando o Papa Bento XVI, Dom Valdir lembrou: “Não basta estar nas redes sociais; é preciso levar um estilo cristão a esses espaços.” A mensagem reforçou o papel da Igreja em utilizar os meios de comunicação para promover valores cristãos e alcançar um público cada vez mais amplo.

Homenagens e Gratidão

Antes da bênção final e homenagens todos leram a oração pedindo a canonização do Beato Tiago Alberione e em seguida, monsenhor Luis Carlos Parede, vigário geral da Diocese, leu uma mensagem em homenagem a Dom Valdir. O texto destacou os principais momentos e avanços de seu episcopado nos últimos dois anos, enfatizando sua dedicação à sinodalidade e à comunicação pastoral.

A homenagem culminou em uma calorosa salva de palmas e no tradicional "Parabéns a você", entoado pelos fiéis presentes.

Dom Valdir encerrou a celebração renovando seu compromisso de pastoreio e incentivando a todos a continuarem unidos na missão de viver e anunciar o Evangelho.

A noite de celebração não apenas marcou um momento especial na vida do bispo diocesano, mas também reforçou o espírito de comunhão e missão que guia a Diocese de Campo Limpo.

episcopal12