Região Episcopal 1 promove seminário temático por ocasião do ano Nacional do Laicato

Neste Ano Nacional do Laicato, 2018, instituído pela CNBB (Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil), a Diocese de Campo limpo, que sempre se preocupou com a formação dos leigos, realizou na região Episcopal 1, um seminário temático sobre o Ano do Laicato.

Na tarde do sábado, dia 05 de maio, na Paróquia São Pedro Fourrier, forania Campo Limpo, o Assessor da Área de Ação Evangelizadora do Laicato, Padre Rodolfo Marinho, apresentou para as centenas de pessoas, um seminário com o tema: O Laicato nos diversos areópagos modernos: Família, educação, política, economia, cultura, comunicação.

Antes que ele pudesse desenvolver o tema com muita clareza e de forma bastante didática, o pároco da São Pedro Fourier, Elcio da Silva Barros, deu as boas vindas aos participantes desejando que o encontro fosse proveitoso, ficando a disposição. Em seguida, passou a palavra ao Vigário Episcopal da região 1, Monsenhor João Batista de Carvalho, que explicou quem faz parte e como funciona esta subdivisão dentro da nossa diocese, além de falar um pouco sobre a importância de viver e formar os leigos. Padres das foranias que compõe a região episcopal 1, estiveram presentes acompanhando com seus paroquianos, entre eles, Antonio Ferreira Gonçalves, Amauri Batista e Paula, Douglas Wallas Franco Pereira e  Anderson de Moraes Domingues.

Com o objetivo de ampliar a formação dos representantes paroquiais, Padre Rodolfo Marinho, desenvolveu aspectos do Documento 105, sobretudo os mais pertinentes ao que envolve o leigo nas mais diversas esferas do cotidiano: missão, identidade, espiritualidade, trabalhos nas comunidades e na atuação social, além de salientar que são os cristãos leigos e leigas os verdadeiros sujeitos eclesiais e co-responsáveis pela nova evangelização, tanto na Igreja como no mundo.

“É importante atender o que nos pede o Papa Francisco, se der “igreja em saída” a serviço do Reino, mas é importante também que estejamos formados e preparados, sabendo de onde estamos vindos e para onde estamos indo. Precisamos promover lugares de reflexão nas pastorais, no nosso trabalho e escola, disseminando a consciência de que somos iguais pelo Batismo e que temos um dever importante, anunciar o Evangelho para vivermos bem o Ano do Laicato na igreja e fora dela, ‘ser sal na terra e luz no mundo’”, disse padre Rodolfo.

Entre instantes de formação e intervalos para alimentação, o encontro foi animado pelos músicos da paróquia que tão bem realizaram sua missão evangelizadora através das canções.

O seminário temático faz parte das propostas para vivência do Ano Nacional do Laicato em toda a diocese e as outras três regiões também receberão esta formação. O objetivo maior, segundo a Comissão Diocesana para o Ano do Laicato, é que este seminário seja um momento de formação fundamental e decisivo para que os leigos e leigas não se esqueçam que todos são membros da mesma igreja, membros diferentes é verdade, mas que na diversidade gera comunhão, construindo o Reino de Deus na missão evangelizadora de ser ‘sal na terra e luz no mundo’.

 |  Redação  |  Diocese
Andrea Rodrigues