Pastoral da Saúde realiza formação diocesana

Neste Ano do Laicato, é imprescindível a formação dos cristãos leigos e leigas, e a pastoral da saúde, que é comprometida em promover, preservar, defender, cuidar e celebrar a vida, tornando presente na sociedade a ação libertadora de Cristo na área da saúde, organizou uma manhã de formação sobre o tema.

No salão da catedral Sagrada Família, no dia 19/05, aconteceu uma formação a nível diocesano ministrada pelo Padre Marco Antonio Schettini, pároco da Nossa Senhora Aparecida, forania Morumbi, com o objetivo principal de auxiliar os presentes, na reflexão do papel dos leigos na igreja, envolvidos nas várias pastorais, na sociedade levando testemunho e na política exercendo a cidadania.

A proposta teve enfoque na ação pastoral e social que resgata a concepção de uma igreja do povo, com inspiração no Concílio Vaticano II e no pedido do Papa Francisco que na exortação “Alegria do Evangelho” pede uma ‘Igreja em saída’. O padre fez questão de frisar que, “O leigo na igreja é o tesouro no coração de Deus, a árvore frutífera.”

As atividades da Pastoral da Saúde acontecem de acordo com as dimensões de atuação de cada paróquia e é sempre motivado pela espiritualidade da acolhida e da proteção a vida, levando alegria e esperança aos doentes, como o próprio Jesus ensinou quando escutava, acolhia e curava os enfermos.

Foram horas de aprendizado e interação acompanhados de cantos e orações. A pastoral da saúde tem um papel importante na integração da igreja com a sociedade, para que o povo tenha mais saúde por meio do pratica da caridade e do exercício da cidadania.

 |  Redação  |  Diocese