Jubileu de Ouro

Santuário Santa Cruz da Reconciliação celebra Jubileu de Ouro da sua instalação

Santuário Santa Cruz da Reconciliação celebrou uma missa em ação de graças presidida pelo bispo diocesano, Dom Valdir José de Castro, ssp, e concelebrada pelo reitor do Santuário e outros padres combonianos.
 |  Andrea Rodrigues  |  Paróquias

No dia 10 de março, no Santuário Santa Cruz da Reconciliação, aconteceu uma missa em Ação de Graças pelos 50 anos da inauguração da Capela Santa Cruz, que há 25 anos tornou-se Santuário. A eucaristia foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Valdir José de Castro, ssp, e concelebrada pelo reitor do Santuário e outros padres combonianos.

Marcada pela emoção dos participantes, muitos descendentes e alguns participantes dos primeiros anos da história do local, a comunidade rendeu graças a Deus pelo trabalho e dedicação de tantas pessoas generosas e pelo testemunho missionário dos padres e irmãos Combonianos do Coração de Jesus que coordenam a comunidade, e ali divulgam há décadas o seu carisma, a preferência pelos pobres e injustiçados.

No início da celebração, a comunidade agradeceu a presença de Dom Valdir e um breve histórico foi apresentado por membros da comunidade, visivelmente emocionados em recordar os 50 anos de história.

Dom Valdir, em sua homilia, falou sobre o amor ágape que produz frutos: “de doação, perdão e compreensão” e convidou a comunidade a render graças pela data e por tantos que pela história passaram e produziram frutos.

O Santuário

No começo dos anos cinquenta, os moradores do atual bairro da Previdência e do Caxingui pertenciam, juridicamente, à paróquia de Nossa Senhora do Monte Serrat de Pinheiros. Na época, não havia padres, havia, porém, muitas capelas onde as pessoas se encontravam para rezar. O Sr. Paiva e outros amigos construíram uma capela num terreno de esquina com a Avenida Professor Francisco Morato, dedicada a Santo Antônio.

Com a chegada dos Missionários Combonianos em 1955, abriu-se uma nova página de história. No dia 12 de outubro de 1955, Dom Paulo Rolim Loureiro, bispo auxiliar de São Paulo, nomeou o comboniano italiano, padre Pedro Albertini, primeiro pároco da Paróquia Santo Antônio do Caxingui, em São Paulo.

A paróquia Santo Antônio do Caxingui tinha várias capelas, entre elas a Capela Santa Cruz, cuja origem teve o povo unido como protagonista, o qual soube lutar e enfrentar as dificuldades para adquirir o terreno e angariar fundos para erguer suas paredes, em 1967 e 1973, que com a arte e sensibilidade do Arquiteto Américo Hoover se transformou em um lindo templo.

Em 06 de agosto de 1999, a Capela foi elevada a Santuário, por Dom Emílio Pignoli. Na ocasião o Santuário foi presenteado com a réplica da cruz da primeira missa celebrada no Brasil.