Pastoral da Criança

Pastoral da Criança Diocesana celebra 37 anos de cuidado e vida em abundância

Em missa festiva, líderes e famílias da Diocese de Campo Limpo refletem sobre a missão de promover saúde, desenvolvimento e esperança para gestantes, crianças e suas famílias.
 |  Andrea Rodrigues  |  Paróquias

Todos os anos, no início da primavera, a Pastoral da Criança Diocesana celebra mais um ano de atuação. Em 2024, essa importante pastoral completou 37 anos, levando vida em abundância para gestantes, crianças e famílias nas nove foranias da Diocese de Campo Limpo.

Como em todos os anos, lideranças de 37 paróquias onde a Pastoral da Criança está presente lotaram os bancos da Catedral Sagrada Família na tarde do sábado, 21 de setembro. Junto ao assessor da pastoral, padre Amauri Batista de Paula, os fiéis celebraram mais um ano de trabalho com uma missa festiva.

Durante sua homilia, o padre Amauri refletiu sobre a caminhada da pastoral e destacou a importância de cada líder e coordenador no trabalho dedicado às famílias. Ele lembrou que o esforço pastoral é uma "história de amor", conduzida pela ação do Espírito Santo, com o objetivo de promover vida, saúde e desenvolvimento às crianças e gestantes atendidas. O sacerdote também ressaltou que, embora muitas vezes o trabalho não seja visível, ele é profundamente valorizado por Deus.

crianca1

Encerrando sua reflexão, o padre mencionou o caminho sinodal que a Igreja está percorrendo e a preparação para o Jubileu de 2025, cujo tema é "Peregrinos da Esperança". Ele comparou as visitas e ações da pastoral a verdadeiras peregrinações, que levam amor, orientação e a Palavra de Deus às famílias, promovendo não só esperança, mas transformação social.

A Pastoral da Criança iniciou suas atividades há 37 anos, quando a Diocese de Campo Limpo ainda era a Região Episcopal de Itapecerica da Serra, pertencente à Arquidiocese de São Paulo. No Brasil, a pastoral foi criada em 1983 pela Dra. Zilda Arns, médica e sanitarista, a pedido da ONU e do Ministério da Saúde, e por convite de seu irmão, Dom Paulo Evaristo Arns. O objetivo era encontrar uma resposta para a desnutrição infantil e o alto índice de mortalidade de crianças.

Hoje, o trabalho iniciado por Zilda Arns está presente em vários países, estendendo seu legado de cuidado e vida. Em 2010, Zilda faleceu em missão no Haiti durante o terremoto, mas sua obra continua proporcionando esperança para milhares de crianças em todo o mundo.

crianca8

As principais ações da Pastoral da Criança na Diocese incluem visitas domiciliares, celebrações da vida e reuniões de reflexão e avaliação. Atualmente, 146 líderes atuam na diocese, acompanhando 82 gestantes e 1.123 crianças em 750 famílias, distribuídas em 37 paróquias e 72 comunidades.

Embora o foco inicial tenha sido a luta contra a desnutrição, a pastoral hoje também combate a obesidade infantil e aborda questões como drogas, álcool e violência, promovendo o desenvolvimento integral da criança. O acompanhamento nutricional continua sendo uma parte central do trabalho, mas a pastoral expandiu sua missão para enfrentar os desafios contemporâneos, sempre com o objetivo de levar esperança e transformação para as famílias atendidas.