Presépios

Paroquianos de Santa Suzana mostram coleção de presépios

 |  Beatriz Iglesias  |  Paróquias

Neste Natal, em que a Igreja comemora de maneira especial os 800 anos da tradição do presépio, Célia e Sérgio Mancini, membros dedicados da Paróquia de Santa Suzana, abriram as portas de sua casa para compartilhar a história por trás de "seus presépios" e exibir suas impressionantes coleções.

O presépio, símbolo central desta tradição, representa o nascimento de Jesus e, neste ano, atinge o notável marco de oito séculos. Para Célia Mancini, dona de uma coleção com mais de 160 presépios de variados tamanhos, materiais e origens, o presépio é o maior símbolo cristão dentro de uma casa. Ela compartilhou que a experiência de vivenciar o nascimento de Jesus começou na casa dos avós maternos, uma tradição rica em detalhes que encantou a família por gerações.

presepio2

A coleção de presépios, iniciada na infância de Célia, tornou-se uma herança de família. Ao longo dos anos, passou pelas mãos dos avós, da mãe e da irmã, até que Célia assumiu a guarda dessas relíquias. Algumas peças sofreram desgastes ao longo do tempo, mas a essência sagrada de Jesus, Maria e José permanece intacta.

A tradição foi renovada mais uma vez quando Célia e Sérgio passaram para sua neta Luisa o primeiro presépio adquirido pelo casal. Aos quatro anos, Luisa já participa ativamente, desembalando os presépios e encantando-se com cada descoberta. A vovó Célia menciona com carinho: "Ela já tem sua mini coleção".

presepio1

Em 2012, Célia oficializou sua paixão por presépios como uma coleção. Desde então, a família recebe presentes e realiza compras para expandir a variedade. Os presépios, cuidadosamente organizados em caixas, transformam a casa dos Mancini em um espetáculo de fé e tradição a cada final de novembro.

Desde a porta de entrada até a churrasqueira no espaço externo, que se converte em uma gruta na semana do Natal, a Sagrada Família de Nazaré preenche todos os cantos. Os presépios variam em formatos e tamanhos, desde os musicais até os mais singelos, feitos de palitos ou até mesmo dentro de caixas de fósforo. Cada peça, seja um calendário, pingente ou quebra-cabeça, carrega consigo lembranças de lugares visitados ou de pessoas queridas que presentearam a família.

presepio3

Célia destaca a importância especial de receber presentes que lembram das viagens de amigos e familiares: "É muito especial saber que alguém viajou e lembrou de você". Entre os presépios, um comprado em Assis ocupa um lugar especial no coração de Célia, pois evoca memórias de seu filho Renato.

Assim, a família celebra não apenas os 800 anos do presépio, mas também a tradição viva e vibrante que continua a unir gerações em torno da representação sagrada do nascimento de Jesus. Uma celebração única de fé, memórias e amor familiar.