Jubileu de Ouro

Paróquia Santa Cruz celebra Jubileu de Ouro com gratidão e alegria

Um expressivo número de fiéis participou das celebrações durante todo o novenário em preparação à festa principal, reunindo-se na Igreja Matriz para comemorar as 'bodas de ouro'.
 |  Andrea Rodrigues  |  Paróquias

Em um clima de alegria e gratidão, a Paróquia Santa Cruz, situada no Jardim Umarizal, forania Campo Limpo, encerrou as festividades do Ano Jubilar na Solenidade de Cristo Rei, em celebração aos 50 anos de sua instalação canônica, que ocorreu em 24 de novembro de 1973.

Precedendo a celebração principal, a comunidade se dedicou a um novenário especial, contando com a presença de antigos párocos e padres amigos, incluindo o bispo emérito Dom Luiz Antônio Guedes.

Cada dia do novenário foi marcado por bênçãos específicas, abençoando água, velas, filhos, casas, casais, imagens, crucifixos, veículos e famílias. Na festa principal, a comunidade foi surpreendida com a Bênção Papal Indulgenciada, proferida por Dom Valdir, presidente da celebração, concedida pelo Papa Francisco em resposta a um pedido do pároco, padre Everton Domingues Marqui.

Um expressivo número de fiéis participou das celebrações durante todo o novenário, reunindo-se na Igreja Matriz para comemorar as 'bodas de ouro'. A missa do domingo e encerramento das festividades marcou também a primeira visita de Dom Valdir à comunidade. Coincidentemente, este mesmo dia comemorou o primeiro ano de ordenação episcopal e posse canônica de Dom Valdir como o terceiro bispo diocesano nesta Igreja Particular de Campo Limpo.

Durante a missa, permeada por um profundo sentimento de gratidão pela história vivida, os paroquianos renderam graças pelos frutos colhidos ao longo dos cinquenta anos de trajetória. O novenário jubilar relembrou a frutuosa caminhada através das pastorais e movimentos, destacando testemunhos de perseverança e engajamento.

stacruz3
"A lei que Jesus veio instalar é a lei do amor". — Imagem: Andrea Rodrigues.

Na homilia, o bispo diocesano enfatizou que o Reino de Jesus é o reino do amor: “A lei do reino que Jesus veio instalar é a lei do amor. O rei que não está sentado no trono, mas está na Cruz e que na cabeça tem uma coroa de espinhos, deixou-nos a lei do amor. É no amor que vamos dar continuidade ao reino. Empregando amor, na partilha, na justiça, na solidariedade, na paciência, na acolhida aos outros, no fazer o bem”.

Dirigindo-se à comunidade em festa, acrescentou: “Jesus é o nosso rei. Ele é o caminho, a verdade e a vida que nos leva à libertação e à paz. É assim que devemos caminhar como povo de Deus, celebrando cinquenta anos e preparados para mais cinquenta, sempre deixando que ele seja nosso rei. Que todas as nossas opções partam do rei, um rei que quer sempre reinar no nosso coração, na nossa comunidade, na nossa Igreja, na nossa vida”.

A comunidade expressou sua felicidade em celebrar meio século de evangelização nos arredores da matriz, bem como na comunidade Santa Rita de Cássia, no Jardim Rebouças.

A presença e participação das crianças destacaram a perspectiva de futuro da paróquia, ressaltando a mensagem de que todos são chamados a construir o Reino de Deus visível neste mundo por meio da Igreja, tornando o Evangelho de Jesus Cristo uma realidade viva.

Após a bênção, o bolo foi distribuído para os presentes, seguido pelos parabéns entoados em uma só voz por todos.