Jubileu de Ouro

Paróquia Jesus Bom Pastor celebra Jubileu de Ouro

 |  Pe. Paulo Cordeiro de Oliveira Filho  |  Paróquias

No dia 28 de abril, a Paróquia Jesus Bom Pastor comemorou seus cinquenta anos de criação juntamente com a festa de seu padroeiro. A celebração eucarística teve início às 9h30 na matriz e foi presidida pelo bispo diocesano Dom Valdir José de Castro,ssp,  e concelebrada pelo padre Paulo Cordeiro, Administrador Paroquial da Paróquia. A celebração contou com a presença do povo de Deus, representado pelas três comunidades, grupos, movimentos, pastorais e serviços pastorais.

Em sua homilia, Dom Valdir destacou que "comemorar cinquenta anos é celebrar a vida e a esperança de um povo unido, acolhedor e em comunhão paroquial. É integrar ainda mais o Evangelho à realidade desta comunidade, testemunhando toda a sua história e possibilitando que coisas belas aconteçam ao longo desse percurso. A Palavra de Deus nos guia neste dia, pois Jesus é o Bom Pastor, o Caminho, a Verdade e a Vida. Hoje, Ele se apresenta como a Videira, e nós somos os ramos, os colaboradores na construção do Reino de Deus. Devemos viver numa jornada de fé, mantendo a unidade, agindo e testemunhando, permanecendo em Jesus. Assim, melhoramos a qualidade de vida no mundo, pois quem permanece em Jesus se torna um missionário".

O Jubileu de Ouro da Paróquia já vinha sendo celebrado em diversos eventos realizados nas comunidades, por meio de seus grupos, movimentos, pastorais e serviços sociais, desde a festa do Bom Pastor de 2023, ou seja, há um ano. Entre esses eventos, destacam-se as festas dos padroeiros, os momentos litúrgicos ao longo do ano e as vivências fraternas promovidas pelo Conselho Paroquial Missionário de Pastoral (CPMP). Celebrar estes 50 anos também proporcionou momentos de reflexão sobre os desafios que a comunidade enfrentou ao longo desses anos, bem como de gratidão pelas bênçãos recebidas e pela presença contínua de Deus na vida paroquial.

bom pastor4
Dom Valdir abençoa bolo comemorativo distribuído aos fiéis. — Imagem: Pascom Paroquial.

No término da celebração, as lideranças paroquiais se reuniram para um momento de confraternização e partilha. Muitos ficaram impressionados com a simpatia e a simplicidade de Dom Valdir ao posar para fotos. Houve também a bênção e a distribuição do bolo comemorativo do Jubileu de Ouro da Paróquia, realizado no salão paroquial.

A paróquia Jesus Bom Pastor

A história da Paróquia Jesus Bom Pastor está intimamente ligada ao rápido crescimento populacional da região sul de São Paulo, especialmente ao longo da Estrada M’Boi Mirim e da Estrada da Baronesa, impulsionado pela migração de famílias de vários estados do Brasil em busca de melhores condições de vida. Inicialmente, a comunidade contava com uma pequena capela dedicada a Santo Antônio, construída pelo benfeitor Sr. Erminio Scanferla.

Oficialmente criada em 17 de abril de 1974 por Dom Paulo Evaristo Arns, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, a Paróquia Jesus Bom Pastor inicialmente atendia vários novos bairros que se formavam na região. Ao longo de seus cinquenta anos, a paróquia deu origem a diversas outras: Paróquias de São Luis Gonzaga, São Pedro Apóstolo, Nossa Senhora de Guadalupe, Verbo Divino, Santa Luzia e São Lucas Evangelista.

O nome "Jesus Bom Pastor" foi escolhido em homenagem às irmãs pastorinhas que ajudaram na comunidade e tinham Jesus como patrono. Os primeiros sacerdotes a atenderem a paróquia eram do Pontifício Instituto das Missões Exteriores (PIME), uma comunidade internacional de sacerdotes e leigos que evangelizavam ao redor do mundo. O primeiro pároco residente foi o Pe. Getúlio Vieira.

Ao longo dos anos, a paróquia passou por mudanças e recebeu novos párocos, como Monsenhor Victor Ribeiro Nickelsburg, Pe. Joseph Power, Pe. Thomas O'Connor e Pe. João Smith. A partir de meados de 2017, a paróquia foi entregue à Diocese de Campo Limpo, deixando de contar com a presença da Sociedade São Patrício e das religiosas que atuavam na região. Atualmente, a paróquia está sob os cuidados do Pe. Paulo Cordeiro e conta com três comunidades: Santo Antônio (Matriz), São João Batista e São José.

bom pastor8
Comunidade São João Batista, Parque do Lago.

bom pastor7
Comunidade São José, Parque do Lago.

bom pastor9
Comunidade Matris, Santo Antônio, Jardim Vale Verde.