Pastoral da pessoa com Deficiência

GAPE há 17 anos oferecendo fraternidade para as pessoas com deficiência

O GAPE está desde 2006 gerando reflexão e quebrando paradigmas quando o assunto é a pessoa com deficiência.
 |  Thaís Silfer  |  Paróquias
Divulgação GAPE

O GAPE (Pastoral da Pessoa com Deficiência) realiza um trabalho evangelizador no município de Taboão da Serra. O dia da Pessoa com Deficiência, vivido no último dia 26 de agosto, nasceu por iniciativa do padre Kieran Ridge, pároco da Paróquia São João Batista, Forania Tabão da Serra, que, pediu a dois paroquianos que fizessem algo em resposta ao tema da Campanha da Fraternidade 2006: “Fraternidade e pessoas com deficiência”, com o lema: “levanta-te, vem para o meio” (Mc 3,3).

gape2
Padre Kieran Ridge realiza a abertura do dia de atividades educativas e de encontro. — Imagem: Divulgação GAPE.

No inicio era apenas uma catequese inclusiva que, gerou frutos e expandiu para um dia repleto de atividades de conscientização, que já ocorre há mais de 17 anos, sempre no último final de semana de agosto, data em que a Igreja comemora o dia do catequista, no Centro Educacional Sal da Terra, que faz parte do Instituto Padre Kieran Ridge.

Com o intuito de proporcionar um dia recheado de atividades para as pessoas com deficiência e seus familiares, todos os detalhes são pensados para gerar reflexão e quebrar paradigmas.

O dia começou com a bênção do padre que dá nome ao Instituto e coube a Roseli Garcia e Nelio Nuno, ambos deficientes visuais, abrir o evento com muita música, acompanhados pelo Grupo de Coral e Dança do CRS - Centro de Reabilitação Social Renato Phillipe Hanai Mendes.

gape
Música, informação e vivência do amor. — Imagem: Divulgação GAPE.

A primeira palestra do dia foi conduzida por Carolina Ignarra, CEO e fundadora do Grupo Talento Incluir. Carolina é cadeirante e deu ínicio a palestra contando que passou metade da vida gastando sola de sapato, e metade gastando as rodinhas da cadeira. Ela leva por onde passa a discussão acerca do mundo corporativo e inclusão. Seu trabalho é tão importante que ela foi reconhecida como uma das mulheres mais poderosas do mundo pela Revista Forbes.

Durante o almoço, servido às 12h30 e preparado pela Escola de Gastronomia de Taboão da Serra, teve a animação impecável do DJ Gilmar e o Robotron. No pós-almoço, a participante do The Voice Kids da Rede Globo e do programa Canta Comigo da Rede Record, Luisa Martins, realuzou um lindo show, cantando músicas nacionais.

Maria do Amparo Lopes fez a segunda palestra do dia, relatando toda a sua luta para poder estudar, e, através da educação, vencer as barreiras do preconceito e da inacessibilidade. A advogada teve falas fortes sobre o quanto o governo coloca empecilhos na vida das pessoas com deficiência.

Ao longo do dia foram feitas apresentações como a da Turma de Teatro do Centro de Convivência- CECO, da Federação de Kung Fu de Taboão e uma linda apresentação musical de Kauã, deficiente visual, que faz parte do Projeto de Música Ed +.

Nas salas do colégio, simultâneo às apresentações, foram disponibilizados serviços de massagem, orientação de saúde e jurídica, corte de cabelo masculino, momento de autoestima feminina, terapia comunitária e ainda a presença do Family Search, que ajudou os interessados a construírem a sua árvore genealógica.

gape3
A realização é possível graças a participação de muitos amigos e parceiros do Instituto. — Imagem: Diculgação GAPE.

Além disso, brinquedos e brincadeiras inclusivas, exposição dos trabalhos das instituições da rede de apoio à pessoa com deficiência, o bazar da Apae, exposição da Comunidade Terapêutica Casa de São José, exposição da equipe Paradesportiva – APT e também, exposição do Carlos Eduardo Viviani, com transmissão em tempo real pela equipe do Programa Viver, do Instituto Padre Kieran Ridge.

O evento, mais um ano, foi cheio de amor em cada servir, em cada sorriso e em cada participação. A realização é possível pela participação de muitos amigos e parceiros e o Instituto Kieran Ridge, agradece às coordenadoras Letícia e Fátima, Angela e Shirlene que foram grande apoio, mesmo de longe, a Marilene, ao Marcelo Lima, aos membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e ao Padre Kieran Ridge, por ouvir a voz do Espírito e fazer o que o mestre Jesus ensinou.