Festa do padroeiro

Dom Valdir celebra festa de São Mateus na paróquia do Jardim Jaqueline

Comunidade acolhe pela primeira vez o bispo diocesano em celebração especial, marcada por momentos de reflexão e encenação sobre a vida do Apóstolo Mateus.
 |  Andrea Rodrigues  |  Paróquias

No dia da festa de São Mateus, a Paróquia São Mateus, localizada no Jardim Jaqueline, recebeu pela primeira vez a visita do bispo diocesano, Dom Valdir José de Castro, ssp. A celebração eucarística foi concelebrada pelo pároco, padre José Marcos dos Santos Filho, e reuniu uma comunidade vibrante e entusiasmada na matriz Sagrado Coração de Jesus.

Com 16 anos de história, a paróquia São Mateus, pertencente à Forania Morumbi, é composta por quatro comunidades: Nossa Senhora da Esperança, Santa Luzia, Sagrado Coração de Jesus e Sagrada Família. Desde o final de 2020, padre José Marcos está à frente da paróquia e expressou, no início da celebração, sua alegria com a visita do bispo, destacando a expectativa de toda a comunidade para esse momento especial.

Durante a homilia, Dom Valdir refletiu sobre a vida de São Mateus, ressaltando sua coragem ao abandonar a antiga profissão para seguir Jesus. O bispo lembrou o episódio em que Mateus, após ser chamado por Jesus, compartilhou um banquete com publicanos e pecadores, o que gerou críticas dos fariseus. Dom Valdir sublinhou a mensagem de acolhimento e caridade ensinada por Cristo: "A mesa é o lugar do encontro, onde convivemos, dialogamos e resolvemos nossas diferenças. Jesus nos oferece o banquete da vida, e ao redor da mesa sagrada, somos chamados a estar unidos como comunidade, levando o Evangelho de amor, caridade e misericórdia a todos."

Após a comunhão, o grupo de jovens da paróquia apresentou uma encenação sobre a conversão de São Mateus, destacando a transformação de vida ao seguir Jesus e o compromisso com o Evangelho. O encerramento da celebração foi marcado por palavras de agradecimento do padre José Marcos à presença de Dom Valdir, seguido de uma calorosa salva de palmas por parte da comunidade, demonstrando seu entusiasmo e gratidão.

sao mateus4
Jovem apresenta a vida do Apóstolo Mateus, padroeiro paroquial. — Imagem: Andrea Rodrigues.