Missão COMIDI: “Missão é partir, caminhar, deixar tudo, sair de si...”

“Missão é partir, caminhar, deixar tudo, sair de si...”

Dom Helder Câmara

Essas palavras de Dom Helder Câmara refletem bem o que nós do COMIDI de Campo Limpo vivemos do dia 03 ao dia 14 de janeiro deste ano. 104 missionários estiveram comprometidos na Missão Além fronteiras, na cidade de Araçuaí-MG. O Vale do Jequitinhonha, região ao norte do estado, acolheu esse animado grupo de missionários composto por adultos, jovens e crianças. Com o lema: “Cristãos, sal da terra e luz do mundo, em busca da santidade”, estivemos caminhando com essa Igreja.

Encontramos uma realidade rica de tradições e de cultura, mas também marcada pelo sofrimento, por situações de pobreza, violência, alcoolismo.

A paroquia S. Antônio, onde se desenvolveu a missão, é composta por mais de 40 comunidades, divididas nas áreas urbana e rural. Sendo as rurais 30 delas. Com apenas dois sacerdotes presentes na paróquia, o desafio de alcançar todas as comunidades para desenvolver um serviço adequado é grande. A distância entre as comunidades é um outro desafio que impossibilita o trabalho pastoral.

Podemos oferecer a essa realidade, além das visitas porta a porta, levando o anúncio do Querigma, momentos celebrativos com enfoque nas famílias, dentro da qual se quis valorizar a família na sua participação na vida da comunidade, além de momentos de reconciliação que permitiu as comunidades de renovar a acolhida fraterna através do perdão. Vivemos também a oração do terço missionário.

Um curso sobre o dízimo em 6 comunidades maiores favoreceu a conscientização dos cristãos para uma participação mais ativa na vida da paróquia. Encontramos a realidade jovem que ajudou nas visitas aos doentes, o que permitiu ao pároco de ter conhecimento de situações ainda não conhecidas. Uma gincana missionária para as crianças coloriu o dia em diversas comunidades. Um grupo de jovens missionários se encarregou de levar a alegria a muitos desses pequenos.

O povo de Araçuaí acolheu com muita abertura e disponibilidade essa “invasão missionária”. Muito generosos, se preocuparam, em cada casa visitada, da nossa situação física, visto que o sol foi companheiro fiel de todos os dias, com temperaturas que passavam dos 35°.

Não faltava um copo de água, um suco, um biscoito para demostrar toda gratidão por aquela visita que era passagem de Deus. Não passaram despercebidos atenções como rezar, para que a chuva não chegasse enquanto estivéssemos na zona rural.  Mesmo necessitados da chuva, porque é uma zona que sofre a seca, a chuva teria deixado muitos missionários bloqueados nas zonas rurais por dias, sem possibilidade de ir embora.

Os missionários enfrentaram de tudo, não faltaram desafios para alcançar a todos com o anuncio do Amor de Deus, mas prevaleceu a alegria. Como sempre, fizemos a experiência que na evangelização tem um dar-se, mas se torna também ricos pela fé partilhada, edificados pelo testemunho de vida encontrado.

A evangelização se concluiu com uma celebração Eucarística na praça da cidade. Todas as comunidades visitadas enviaram seus representantes, enfrentando, para algumas comunidades rurais mais de 2 horas de viagem. Assim, cerca de 1.300 pessoas estiveram conosco na Missa final.

Resta no coração muita gratidão! Gratidão que começa pelo nosso Bispo Dom Luiz Antônio, que nos apoia e incentiva a sermos “Igreja em saída”. Ao Padre Amauri, da diocese de Campo Limpo, que exerceu nas diversas comunidades seu serviço sacerdotal e nos alegrou com sua presença. Aos missionários que se doaram enfrentando as dificuldades, se superando para que o anúncio chegasse a todos. Ao pároco, Pe. Júlio e a Pe Tiago e a todos os leigos que colaboraram na paroquia de S. Antônio, em Araçuaí,para que a missão acontecesse. Somos gratos também a todos que participaram na preparação da missão, doando balas e outras guloseimas que fizeram a festa das crianças.

Muitos foram os esforços para chegar a esse momento, muitos cofrinhos missionários estiveram espalhados, muitas economias feitas ao longo do ano, bazares, vendas... muita solidariedade entre os missionários para que ninguém faltasse. Tudo nos deixa alegres e gratos.

Obrigado!

Veja o vídeo da Missão em: https://www.youtube.com/watch?v=4j7i9zrrToE&t=276s

“Nunca como hoje se ofereceu à Igreja a possibilidade de, com o testemunho e a palavra, fazer chegar o Evangelho a todos os homens e a todos os povos. Vejo alvorear uma nova época missionária, que se tornará dia radioso e rico de frutos, se todos os cristãos... corresponderem, generosa e santamente, aos apelos e desafios do nosso tempo. ” RM, 92

 |  Simone dos Reis - Comidi  |  Diocese