Missa da Unidade

Missa da Unidade: Forania São Luiz vive mais uma vez a experiência de celebrar a unidade

Com a presença maciça dos padres, Forania São Luiz, celebra a unidade em concentração foranea na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Vila das Belezas.
 |  Andrea Rodrigues  |  Diocese

A Forania São Luiz, com seus padres e fiéis leigos, vivenciou mais uma vez a Missa da Unidade Foranial, no último sábado, 09 de setembro. A paróquia acolhedora este ano foi a Nossa Senhora de Fátima, na Vila das Belezas, que tem como pároco, o padre Luciney Paulino Flora, svd, que animado, acolheu a todos com calorosas boas-vindas no início da celebração.

A celebração foi presidida pelo Monsenhor João Batista de Carvalho, Vigário Episcopal da Região 1, a pedido do bispo diocesano, Dom Valdir José de Castro, ssp, que na data estava participando do curso para novos bispos em Roma.

Os representantes das paróquias participaram com entusiasmo e na procissão de entrada carregaram seus estandartes e bandeiras, bem como a lamparina acessa, símbolo diocesano do Sínodo sobre a Sinodalidade (2021-2024) e que tem sido utilizado nas concentrações foraneas indicando o caminho de unidade e comunhão que as foranias têm trilhado.

Em sua homilia, Monsenhor João Batista fez um parêntese para dizer o quão especial é celebrar a missa da unidade foranial: “É especial, sobretudo porque renovamos a comunhão entre nós presbíteros, fortalecendo o vínculo com nosso bispo diocesano como Igreja viva que somos para testemunhar Jesus Cristo ao povo que foi confiado ao nosso pastoreio”.

E destacou: “A essência da comunhão eclesial, fundamenta-se a partir do sacramento do Batismo que faz de nós um só povo. Temos somente um Senhor, professamos uma só fé, gozaremos de uma só salvação a partir do batismo que recebemos em nome da Trindade Santa. A nossa comunhão é conhecida radicalmente na igualdade em dignidade de todos os ministérios que conduzem a nossa Igreja, pois nós juntos, somos servos de Cristo, leigos e clérigos, não há duas categorias de cristãos, mas uma categoria única, os batizados”.

Sobre a liturgia do dia, 23º Domingo do Tempo Comum, falou sobre a preocupação que Jesus apresenta no Evangelho: o acolhimento. “Jesus não quer a condenação ou a exclusão de nenhum membro da comunidade, a correção fraterna deve buscar justamente incluir aquele que transgride. A comunidade tem a tarefa e resgatar e acolher, qualquer passo que a correção fraterna percorra deve ser realizado com amor”.

No pós-comunhão a comunidade reinterou em uma mensagem que a missão evangelizadora de toda a Igreja esta estreitamente ligada à sinodalidade, que já é uma realidade constitutiva da vida da Igreja em Campo Limpo e norte para a missa evangelizadora.

Padre Sylvestre San-Gala Mulangwa, vigário foraneo, agradeceu brevemente a presença de todos e testemunhou a unidade eclesial que existe na forania. Monsenhor João Batista, completou a fala do vigário foraneo e disse que as foranias São José e São Luiz, carinhosamente chamadas de forania Capão Redondo, estão interligadas pela unidade: “As duas foranias, não só fazem reuniões em conjunto, mas com maturidade, caminham juntas aceitando e convivendo não só com que aqueles que nos identificamos, mas também com o que aqueles que são diferentes, pensam diferente. Vivemos a ajuda mútua,  e sim, isso reflete positivamente nas nossas comunidades”.