Skip to main content

Exposição Vocacional e Pastoral

Exposição Vocacional e Pastoral reúne milhares em Campo Limpo

Mais de oito mil fiéis participaram do encontro que uniu espiritualidade, cultura vocacional e solidariedade.
 |  Andrea Rodrigues  |  Diocese

No final de semana dos dias 23 e 24 de agosto, quando a Igreja no Brasil celebrou as vocações leigas, a Diocese de Campo Limpo realizou a terceira edição da Exposição Vocacional e Pastoral em seu novo formato. O evento reuniu 29 expositores, entre congregações religiosas masculinas e femininas, pastorais e movimentos, que apresentaram seus carismas e trabalhos de evangelização no pátio da nova Cúria Diocesana e nos espaços da Catedral Sagrada Família. Durante todo o fim de semana, a programação incluiu missas jubilares, reflexões sobre a vocação, shows musicais e a participação de seis lojas de artigos religiosos e didáticos, livros e educação, além da praça de alimentação organizada por pastorais da diocese.

Integradas à Exposição, aconteceram também as concentrações jubilares do Ano Santo, com catequistas e jovens no sábado e, no domingo, famílias, avós, idosos e coroinhas. Já há alguns anos, concentrações de pastorais acontecem durante a exposição. Segundo o Corpo de Bombeiros, mais de oito mil pessoas participaram das atividades ao longo dos dois dias. Para o padre Rodolfo Camarotta, coordenador do Serviço de Animação Vocacional (SAV) e responsável pela organização, a proposta do encontro é fortalecer a cultura vocacional e oferecer aos jovens um espaço de discernimento e testemunho.

Shows

Neste ano, os shows ficaram por conta de cantores e bandas “pratas da casa”. No sábado, após a concentração dos catequistas, por volta das 11h, Cinthia Correia, da forania Campo Limpo, animou o público com músicas conhecidas e um momento de espiritualidade. À noite, a apresentação foi de Camilla Peruccini, cantora, pregadora e missionária, que interagiu com os presentes e interpretou sucessos católicos de diferentes épocas.

WhatsApp Image 2025 08 27 at 18.43.38

No domingo, Cris Soares e banda, da forania Itapecerica da Serra, levaram as famílias a um momento de louvor com canções autorais e outras já consagradas. As apresentações duraram, em média, uma hora. À noite, pela primeira vez na Exposição Pastoral e Vocacional da Diocese, a Banda Eterno Amor, da forania Mirim-Guaçu, apresentou seu repertório autoral, com músicas inspiradas na vida e vocação de Santa Teresinha do Menino Jesus.

Jubileu da Catequese

No sábado, 23, mais de 1.600 catequistas de diversas paróquias da Diocese de Campo Limpo chegaram cedo, cheios de entusiasmo, para participar da tradicional concentração anual, que neste ano foi vivida como Peregrinação Jubilar. A celebração foi presidida por dom Valdir José de Castro, que em sua homilia agradeceu a dedicação de todos os que abraçam o serviço da catequese com amor e caridade. Ao final, o assessor diocesano, padre Elinaldo Ferreira Oliveira, junto aos coordenadores leigos, destacou a importância da participação nos encontros de formação foraniais, seminários e congressos que fortalecem a missão evangelizadora da Igreja.

exposicao

Jubileu da Juventude

Já no horário do almoço de sábado, os jovens começaram a chegar à Exposição Vocacional e Pastoral, visitando os estandes e aproveitando a praça de alimentação, animada pela música ao vivo de Cinthia Correia. A nova disposição do espaço, com todo o calçamento do terreno da Catedral e da entrada da Cúria, favoreceu a circulação entre barracas, palco e estandes. Antes da peregrinação, já na Cáritas, o seminarista Giovanni Russo conduziu um momento de oração e animação. A missa, presidida por dom Valdir e concelebrada pelo assessor da juventude, padre Lúcio Alves, reuniu muitos jovens. Em sua homilia, o bispo os encorajou a viverem com intensidade a missão, recordando o testemunho do Beato Carlo Acutis, exemplo atual de dedicação às coisas do alto.

exposicao4

Jubileu das Famílias, Avós e Idosos

Na manhã de domingo, 24, foi a vez das famílias, avós e dos idosos celebrarem seu jubileu. A caminhada penitencial começou cedo, às 9h, e culminou na entrada solene pela porta central da Catedral Sagrada Família, como gesto jubilar. A missa foi presidida por dom Valdir e animada pelo assessor da Pastoral Familiar, padre Francisco Glênio de Almeida, e pelo seminarista Leandro Félix. Após a celebração, os participantes se dirigiram à Exposição, onde puderam visitar os estandes, participar de sorteios e conhecer os produtos apresentados por instituições e parceiros, como a editora Paulus, Ave-Maria, Faculdade Uniítalo, o Colégio Confessional e a loja Amarelinha para o Céu, que participou nas três edições. Na homilia, dom Valdir destacou que a vivência da fé em família deve estar enraizada na justiça que gera fraternidade e partilha, fundamentos de uma nova sociedade.

exposicao7

Jubileu dos Coroinhas

O Jubileu dos Coroinhas deste ano foi marcado pelo recorde de participantes: segundo o Corpo de Bombeiros, cerca de 3.500 crianças, adolescentes e jovens estiveram presentes, tornando a concentração a maior já registrada. A quadra da Cáritas Campo Limpo, ponto de partida, não comportou todos, que se espalharam pelas calçadas. Antes da missa, dom Valdir abençoou a nova imagem de São Tarcísio, padroeiro dos coroinhas, que seguiu na procissão junto a uma relíquia de primeiro grau do santo. O pátio lateral da Catedral, a Capela e até as escadarias do presbitério foram tomados pelas crianças, jovens e adolescentes, os que não entraram na Catedral que puderam acompanhar por telões. O assessor da pastoral, padre Danilo de Oliveira Rodrigues, concelebrou a Eucaristia e, nos agradecimentos finais agradeceu a presença e colaboração de todos os coordenadores paroquiais que incentivam e zelam no ensinamento do serviço do altar e pela eucaristia.

exposicao4

Instituído pela CNBB em 1981, o Mês Vocacional tem como objetivo despertar nas comunidades a corresponsabilidade pela animação vocacional. Em Campo Limpo, a Exposição Vocacional e Pastoral já se firmou como um espaço privilegiado de encontro, testemunho e missão, reunindo milhares de fiéis em torno da diversidade de carismas que enriquecem a vida da Igreja.