Dia Nacional da Juventude

Jovens da Forania de M'Boi Mirim celebram o Dia Nacional da Juventude

Encontro reúne jovens da Forania de M'Boi Mirim para um dia de formação e celebração, destacando o chamado à santidade.
 |  Regina Paixão  |  Diocese

No último domingo, 20 de outubro, apesar do frio e da chuva, 210 adolescentes, jovens e adultos se reuniram no Centro São José, da Paróquia Nossa Senhora da Esperança, na Forania de M’Boi Mirim, para celebrar o Dia Nacional da Juventude (DNJ). O evento, organizado pelos catequistas da região, contou com a colaboração do Padre Gabriel Jacinto, pároco da Paróquia Maria Auxiliadora.

A programação teve início logo pela manhã, com um café seguido de um momento de animação. Em seguida, os participantes assistiram a uma palestra sobre a missão do jovem como apóstolo de Jesus, ministrada por Rafael Sacramento. O palestrante abordou o papel dos jovens na evangelização, destacando a importância de serem testemunhas vivas da fé em suas comunidades.

Ainda na parte da manhã, os jovens foram convidados a elaborar cartazes com frases relacionadas à paz e à prevenção da violência doméstica. Essa atividade foi realizada em preparação para a 29ª Caminhada pela Vida e pela Paz, programada para o próximo dia 2 de novembro.

dnj9

Após o almoço, cada paróquia participante apresentou uma performance sobre a vida de um santo jovem. Os santos foram previamente escolhidos em reuniões da Forania, e as apresentações tinham até dez minutos para serem realizadas. O objetivo foi incentivar os jovens a refletirem sobre a santidade no mundo atual, conforme orientado na Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate, do Papa Francisco. O documento destaca que a santidade é um chamado universal, acessível a todos, e está intimamente ligada à vida de misericórdia e compaixão.

Entre os santos apresentados estavam São Luiz Gonzaga, São Francisco de Assis, Santa Maria Goretti, os Pastorinhos de Fátima, o Beato Carlos Acutis, Santo Antônio, São José de Anchieta e Santa Joana D'Arc. As apresentações cativaram o público e reforçaram a importância de viver a santidade no dia a dia.

O encontro foi encerrado com a celebração da Santa Missa, presidida pelo Padre Gabriel, em um clima de agradecimento e renovação espiritual.

A organização do DNJ agradeceu o empenho dos catequistas da Forania de M’Boi Mirim, que enfrentaram o clima adverso para motivar seus jovens a participarem do evento. Também foram mencionados os agradecimentos ao Centro São José, que cedeu o espaço, e às paróquias que apoiaram o encontro de diversas formas, reforçando a comunhão e a unidade da juventude local.

dnj