EDIOS

Encontro de secretárias e secretários alcança sua 50ª edição e ganha nova identidade visual

 |  Andrea Rodrigues  |  Diocese

No dia 08 de maio, 102 secretários(as) e atendentes paroquiais de 79 paróquias reuniram-se no espaço de convivência da Comunidade Missionária de Villaregia para o 50º EDIOS. O primeiro EDIOS (Encontro Diocesano de Secretárias e Secretários Paroquiais) ocorreu em 15 de março de 1992.

O encontro formativo proporcionou aprimoramento profissional em relação às atualizações do sistema "Eclesial", com o Leonardo Loures, o programa  da Theòs é utilizado em 100% das paróquias da diocese. Além de apresentar as novidades, foram esclarecidas dúvidas e acolhidas sugestões para o aprimoramento da plataforma. Padre Rodolfo Camarotta, Coordenador da Pastoral Vocacional e pároco na paróquia Sagrado Coração de Jesus, forania São Luiz, participou do encontro.

A segunda parte do dia teve uma dedicação especial à formação pessoal, com o tema "Conhecer a si mesmo e aos outros para melhor servir à secretaria paroquial", apresentado pelo psicoterapeuta Marcelo Galvão. Foi um momento enriquecedor e aprovado pela ampla maioria presente.

Além dos momentos formativos, todos os participantes desfrutaram de momentos de convivência fraterna e estabeleceram novos vínculos. A novidade deste 50º EDIOS foi o lançamento da nova identidade visual.

Nova identidade visual

logo EDIOS
A nova identidade visual, criada pelo Vicariato da Comunicação Social da Diocese a partir de um pedido da Comissão das Secretárias, tem como base um livro aberto, indicando a Palavra que deve ser lida, anunciada e vivenciada. No centro, há uma porta que leva a Cristo, simbolizado na Cruz, por meio da Igreja, o que também recorda a silhueta de uma capela.

A porta representa também a entrada da secretaria, que deve estar sempre aberta ao povo de Deus em busca dos sacramentos.

As cores, azul e dourado, recordam, primeiramente, a presença de Maria, Mãe da Igreja, que, sob a proteção de seu manto, cuida de todos que contribuem com a missão. O dourado, por sua vez, nos recorda Cristo Ressuscitado, presente na comunidade que se reúne, celebra e vive a Sua Palavra.