Dom Valdir conclui Visita Pastoral à Forania Itapecerica da Serra
Desde fevereiro, Dom Valdir José de Castro, ssp, tem visitado pastoralmente as paróquias da forania Itapecerica. Em maio, ele visitou quatro paróquias das 12 paróquias da forania. De 10 a 12 de maio, esteve na paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Lourenço, em São Lourenço da Serra, a maior paróquia diocesana em extensão territorial e número de comunidades, com 25 no total. Entre 24 e 26 de maio, a visita ocorreu nas paróquias Santa Clara, Jardim Branca Flor, São Miguel Arcanjo, Jardim Idemori, e São Pedro Apóstolo, Jardim São Pedro.
As visitas pastorais são seguidas de uma visita administrativa e de chancelaria, onde pessoas designadas pelo próprio bispo acompanham outras atividades que são próprias da vida paroquial. Não se trata de uma ‘fiscalização episcopal’, mas de conhecer o trabalho da secretaria e as dependências da paróquia, averiguando inclusive o cuidado com os livros paroquiais de registros, que são de relevante valor histórico para a comunidade.
Nas visitas pastorais, um momento privilegiado de contato do bispo com o povo de Deus confiado aos seus cuidados, Dom Valdir procura se reunir com as lideranças pastorais para uma escuta ativa, visitar os enfermos, conhecer as comunidades e observar a realidade socioeconômica instalada na região visitada. Este imenso território diocesano possui realidades distintas. A Diocese é muito urbana, mas também bastante rural, com uma população economicamente diversificada, desde áreas mais abastadas até grandes comunidades carentes de serviços básicos como educação, saneamento e emprego.
Nossa Senhora Aparecida e São Lourenço
A paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Lourenço, devido à sua extensão, foi a única paróquia da forania visitada com exclusividade. Com tantas comunidades e pelas distâncias percorridas, os encontros com as lideranças, as visitas às capelas e os encontros com jovens e crianças foram fracionados para melhor aproveitamento. O pároco, padre Fábio Gomes, acompanhou de perto cada momento e expressou satisfação com a visita e com a alegria do povo em receber o pastor. O padre Antônio José Fabri, vigário paroquial e o diácono Adilson Seguezi, cooperador do pároco, também estiveram presentes na maioria dos momentos.
Para melhor preparar essa visita, a paróquia organizou uma “Pré-Visita Pastoral”, com uma oração preparatória rezada pelas comunidades durante todo o mês que antecedeu a visita. Isso garantiu que todos os fiéis e as lideranças da paróquia soubessem da visita e rezassem para que todas as sementes da Visita Pastoral fossem plantadas e fossem fortalecidas para dar bons frutos. Dom Valdir recebeu muitas expressões de gratidão e afeto ao longo da visita e pediu a todos que a prática sinodal, embora mais lenta e por vezes conflituosa, continue sendo o modo mais perfeito de viver a Igreja de Jesus.
Paróquias Santa Clara, São Miguel Arcanjo e São Pedro Apóstolo
Entre os dias 24 e 26 de maio, Dom Valdir percorreu o território das três últimas paróquias que faltavam para completar a Visita Pastoral na forania Itapecerica da Serra. Na sexta-feira, logo pela manhã, o bispo visitou enfermos no território da paróquia São Pedro Apóstolo, acompanhado pelo pároco padre Lidionor Sampaio. Durante a tarde, houve um momento de partilha com os três padres: Lidionor Sampaio, Pedro Justino, da paróquia Santa Clara, e Gilson Gilberto dos Santos, da paróquia São Miguel Arcanjo, da qual visitou as comunidades.
O sábado foi marcado por intensa programação. Antes das nove da manhã, houve um encontro com a catequese paroquial da paróquia São Miguel Arcanjo e uma visita ao Hospital Santa Mônica. Após o almoço, um encontro com as lideranças paroquiais, o conselho pastoral e o economato das três paróquias foi uma excelente oportunidade para o bispo ouvir e também perguntar sobre o trabalho de evangelização nas comunidades. Dom Valdir falou sobre os principais assuntos de sua Carta Pastoral – “Tudo por causa do Evangelho” – que está prestes a completar um ano, enfatizando que não se trata de diretrizes, mas de um caminho a seguir.
A missa de encerramento da Visita Pastoral à paróquia Santa Clara aconteceu na comunidade matriz no sábado, 25 de maio, às 19 horas. Celebrando a liturgia da Santíssima Trindade, o bispo enfatizou a importância de não apenas expressar a Santíssima Trindade com o sinal da cruz, feito às vezes de forma automática, mas entendendo o significado trinitário, que é uma comunidade de amor.
"A Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, embora sejam pessoas distintas, formam um só Deus. Essas três pessoas nos revelam, primeiramente, o amor. Em seguida, nos ensinam a comunicação, estando em constante comunicação entre si e conosco. Por fim, nos mostram a comunhão, essencial para que, após amar e nos comunicar, possamos estar em comunhão e sermos missão."
No domingo, a Santa Missa às 10 horas da manhã na Comunidade Nossa Senhora das Dores, da paróquia São Miguel Arcanjo, foi marcada pela crisma de 27 jovens e adultos. Aos crismandos, Dom Valdir pediu que colocassem os talentos recebidos em favor da comunidade. "O sacramento da Confirmação é o sacramento da maturidade. Agora, vocês estão decididos a seguir a Cristo e atentos à missão de evangelizar. Perseverem e utilizem seus dons e talentos em favor da comunidade". Todos os 27 crismandos foram preparados pela paróquia São Miguel Arcanjo, e quatro deles também receberam a primeira eucaristia.
A missa das 19 horas aconteceu na paróquia São Pedro Apóstolo, que possui apenas a comunidade matriz. A comunidade se reuniu para prestigiar e agradecer a Dom Valdir pela visita durante o final de semana e para acolher o pequeno José, filho de uma família da comunidade, que foi batizado aos oito dias de nascimento pelo bispo diocesano. Este foi o primeiro batizado de criança realizado por Dom Valdir desde sua ordenação episcopal. Aos familiares, ele desejou perseverança na caminhada para que, juntos, pais, padrinhos e membros da comunidade possam educar José na fé, à luz do Evangelho de Jesus.
Dom Valdir agradeceu, no final de cada celebração, todo o carinho recebido durante os dias de Visita Pastoral e salientou que a visita acabou, mas que espera brevemente encontrar todos novamente, em alguma oportunidade na paróquia ou nos eventos diocesanos.