Dom Luiz ordena novo diácono transitório para a diocese

Na Catedral Diocesana Sagrada Família, estiveram reunidos muitos membros do clero, seminaristas, religiosos (as) e centenas de fieis, na sexta, 15 de novembro, para a ordenação diaconal de Bruno Rodrigues Toledo em vista do sacerdócio.

O neo-diácono é natural de São Paulo, capital. Sua família reside há quase 20 anos em Cipó-Guaçu, no território da Paróquia São Sebastião e foi em uma das comunidades desta paróquia que diácono Bruno começou sua caminhada vocacional, atuando intensamente desde os sete anos de idade como coroinha.

No rito, antes de ser ordenado diácono, consta a apresentação do eleito que assume publicamente as obrigações do Ministério, para então posteriormente, ser revestido dos paramento, da estola e da dalmática, sinais de serviço. Momento, aliás, de grande emoção para Bruno e sua família.

Em sua homilia, o Bispo Diocesano, Dom Luiz Antônio Guedes, destacou a importância do serviço que a ordem diaconal confere: “O diaconato é um sinal que não pode ser apagado, pois o configura ao Cristo servidor de todos. Por conseguinte, o diácono se torna um “imitador” da vida do Senhor, prolongando no mundo o serviço iniciado por Ele”.

Ao refletir sobre o lema escolhido pelo ordenado, Deixo-vos o exemplo para que façais também vós. (Jo 13,15), dom Luiz refletiu: “Com isto você está dizendo para Jesus: pode contar comigo. Estou pronto para seguir seus passos, seu exemplo”. E recordou que também a família tem um papel importante nesta missão: “A partir de hoje vocês renunciam o filho, o irmão, sem perdê-lo, assim como meus pais e irmão fizeram um dia, para que  ele seja livre para Deus”.

Antes de despedir o povo pela primeira vez, o recém ordenado fez os agradecimentos e expressou a sua felicidade: “Estou com o coração vibrando de alegria, pois com a ordenação diaconal faço a minha consagração a Deus e ao serviço do seu Reino. É mais uma graça que se realiza em minha vida, graças às inúmeras pessoas que fizeram parte desta caminhada”, comentou emocionado o diácono Bruno.

A ata de ordenação foi lida e assinada pelo chanceler e pelo bispo que revelou aos presentes que uma provisão também estava sendo entregue, indicado que o agora diácono continuará prestando serviços na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, onde já estava como seminarista, forania Embu, assessorando o padre Elcio Barros, uma grande salva de palmas indicou a aprovação do povo.

 |  Redação  |  Diocese
Vânia Barros