Celebração de Domingo de Ramos marca início da Semana Santa na Diocese

Com a celebração do Domingo de Ramos (25/03) a igreja deu inicio a celebração da Semana Santa, centro do grande acontecimento da fé católica: a paixão, morte e ressurreição do Senhor. Dom Luiz Antonio Guedes, abençoou da varanda da casa episcopal, nas proximidades da catedral, os ramos de palmeira e oliveira trazidos pelos fiéis. Em representação a entrada triunfante de Jesus Cristo em Jerusalém, o povo saudou o bispo, entoando cânticos. A procissão seguiu em direção a Catedral Sagrada Família onde o bispo presidiu a solene Missa do Domingo de Ramos.

Muitas pessoas participaram agitando seus ramos e participando da celebração. A homília foi feita pelo vigário da paróquia, Padre Rodrigo Antônio da Silva, que destacou que ao fazer as leituras do dia, sobretudo do Evangelho de São Marcos, toda a assembleia deveria reviver intimamente e na vivência cotidiana um pouco da Paixão de Nosso Senhor, viver uma semana santa de relação íntima com a dor de Jesus. O vigário disse ainda que ao aprofundar nas leituras do dia podemos perceber que o aparente fracasso vivido pelo servo sofredor da primeira leitura se iguala ao de todos nós e que aceitar as escolhas nem sempre é fracassar, mas seguir o exemplo do próprio Jesus, que mesmo sendo Filho de Deus, aceitou passar por todo o sofrimento e morte para triunfar na Glória de Deus Pai.

Neste domingo é também a data proposta pela CNBB para que as paróquias realizem a coleta da Campanha da Fraternidade, como gesto concreto para apoiar a diversas iniciativas e projetos sociais mantidos pela Igreja Católica no Brasil. Neste ano, o tema da CF é a Fraternidade a Superação da Violência.

 |  Redação  |  Diocese
Adriano Menezes