Skip to main content

Apostolado da Oração

Apostolado da Oração se reúne pela 20ª vez para retiro anual

Pelo 20º ano consecutivo, o Apostolado da Oração, de forma diocesana, se reuniu para o retiro anual do movimento. A participação alcançou 1500 pessoas.
 |  Andrea Rodrigues  |  Diocese
Foto: Andrea Rodrigues

Membros do Apostolado da Oração de diversas paróquias da Diocese participaram de um dia de formação e espiritualidade no feriado de 07 de setembro. Esta já é a 20ª edição do encontro e pelo, quinto ano consecutivo, aconteceu na Catedral Sagrada Família. Antes disso, este dia especial acontecia em salões paroquiais ou no Centro Pastoral que também leva o nome dos padroeiros da Diocese. 

As orientações foram feitas pelo assessor diocesano do movimento, padre César Silva Rossi, que também em suas palavras incentivou os membros do Apostolado a rezarem, mas também a espalharem a devoção e carisma que envolve o movimento, além de sempre participarem dos encontros promovidos também em suas respectivas comunidades paroquiais.

O Apostolado da Oração é uma rede mundial de oração a serviço dos desafios da humanidade e da missão da Igreja, expressos nas intenções mensais de oração do Papa.

O retiro

Às 8 horas da manhã os membros do apostolado já começavam a chegar mesmo com as temperaturas externas marcando apenas 10 graus. Jovens, senhores, senhoras e alguns padres iniciaram o retiro rezando o santo terço. Dom Luiz Antônio Guedes, abriu oficialmente a concentração presidindo a Santa Missa, onde enfatizou a importância do Apostolado da Oração para a Igreja. 

Atendendo ao pedido de Dom Luiz, padre César Silva Rossi, assessor do movimento, proferiu a homilia e, recordando o bicentenário da Proclamação República, falou sobre os tesouros do país: “Em 200 anos de independência, vemos tantas desigualdades, tanta pobreza, contudo, temos grandes tesouros em nosso país, nós temos a flora, a fauna, os verdes vales e montanhas, talvez o Brasil seja o país mais lindo em riquezas naturais, porém a maior riqueza do Brasil: é a sua gente, o povo que luta, que reza, que acolhe, que é feliz. O maior tesouro do nosso povo está dentro dele, é a fé católica: o Brasil nascido sob a sombra da Cruz de Cristo; o Brasil banhado no sangue dos mártires; o Brasil sob a proteção do Santo Anjo da Pátria; o Brasil debaixo do patrocínio de São Pedro de Alcântara, seu Padroeiro; o Brasil da Imaculada Conceição Aparecida; o Brasil do Sagrado Coração de Jesus”.

Sagrado Coração no Cristo Redentor

Ainda em sua homilia, padre Cesar enfatizou a alegria de celebrar na capela que fica no alto do Corcovado no Rio de Janeiro e falou sobre a Consagração do Brasil ao Sagrado Coração: “A Imagem do Cristo Redentor, no alto do Corcovado, no Rio de Janeiro, traz esculpida em si, de modo pequeno, a Imagem de um coração, o Sagrado Coração de Jesus.  Em 1931, o Cardeal Sebastião Leme, Arcebispo do Rio de Janeiro, na presença dos Bispos do Brasil, e do presidente da República à época, Getúlio Vargas, ao inaugurar a imagem do Cristo Redentor, consagrou o Brasil ao Sagrado Coração de Jesus, com a oração composta por Madre Maria José de Jesus, superiora do Carmelo de Santa Teresa, hoje em processo de beatificação. Hoje renovamos esta consagração, mostrando que o Brasil é o maior tesouro, pois pertence ao maior tesouro de todos, o Sagrado Coração de Jesus”.

Estar em conformação com a vida do Senhor

Frei Rodrigo Domingues, Carmelita Mensageiro do Espírito Santo, e oriundo de uma paróquia do território diocesano de Campo Limpo, realizou uma pregação com o tema: “Qual é o sentido do porquê nos consagramos ao Coração de Jesus”.

Discursando por pouco mais de uma hora, falou sobre a responsabilidade de carregar não apenas a fita da consagração ao Sagrado Coração, mas de junto com ela carregar as responsabilidades que estão incutidas neste ato. “A felicidade deve permear todos aqueles que pertencem ao Coração de Jesus, mas é preciso que sejamos responsáveis, pois todos os que estão no apostolado precisam ter na alma e no coração os mesmos sentimentos de Cristo. Significa que estamos sujeitos a alegrias, a tristezas e sofrimentos, mas também a vitórias, justamente porque as nossas vidas estão em conformação com a vida do Senhor.

O encontro encerrou-se com a Benção do Santíssimo Sacramento, conduzida pelo próprio Frei Rodrigo.


Notícias Relacionadas

Apostolado da oração se reúne em ‘retiro on-line’ no 7 de setembro

Como acontece há quatro anos, no dia 7 de setembro, feriado da Independência do Brasil coordenadores do Apostolado da Oração participaram do retiro anual. Este ano por conta da pandemia do novo coronavirus o número de membros presentes foi reduzido a vinte por cento, os demais puderam acompanhar ...

Membros do Apostolado da Oração se encontram para manhã de Espiritualidade

No último dia 14 de março, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Taboão da Serra, o Apostolado da Oração Diocesano realizou uma grande manhã de Espiritualidade para as 10 paróquias que compõem a Forania Taboão. O encontro que teve como tema central uma passagem do Livro do profeta Ezequiel: "T...