26ª Romaria a Aparecida leva 35 mil fiéis ao Santuário Nacional

Cerca de 35 mil peregrinos diocesanos participaram da Romaria a Casa da Mãe Aparecida, celebrando com grande alegria o encerramento da Semana Nacional da Família.

 |  Redação  |  Diocese
Adriano Menezes e Marcus Simi

Mais de 700 ônibus das diversas paróquias da diocese de Campo Limpo se encaminharam em romaria ao Santuário Nacional de Aparecida, no último domingo (19/08), para o encerramento da Semana da Família. Em um dia de tempo aberto, os romeiros chegaram cedo para participar da programação proposta, que incluía a Via Lucis, nas primeiras horas da manhã e a Santa Missa às 10 da Manhã.

Antes de o dia clarear muitos romeiros aproveitam para visitar a Imagem de Nossa Senhora, às 4h30 já era possível ver uma grande fila formada para a visitação, as demonstrações de devoção são explicitas, e naqueles poucos minutos diante da imagem cada pessoa tem seu momento com a Mãe. “Sempre que venho aqui preciso passar diante da imagem, Nossa Senhora Aparecida intercedeu pela saúde do meu esposo querido, sempre venho agradecer”, contou muito emocionada a romeira Nicéia Neves, 48 anos.

Muitos outros espaços dedicados ao romeiro podem ser visitados ainda de madrugada e não é incomum perceber que, mesmo sendo muito cedo, todos eles estão com uma circulação impressionante em números de peregrinos. Também é comum cruzar com grupos de pessoas sentadas compartilhando o café da manhã. “Cada um traz uma coisinha, juntamos tudo e todos comem até ficarem satisfeitos é uma maneira de partilhar e economizar”, diz sorrindo Maria do Socorro, 59 anos.

Via Lucis

Às 8 horas da manhã, na esplanada João Paulo II, os romeiros se reuniram para participar da Via Lucis. Nesta devoção, que complementa a Via Crucis, são percorridas catorze estações com Cristo triunfante, desde a Ressurreição até Pentecostes.

A procissão saiu da Capela do Batismo e culminou na Capela da Ressurreição, com as paradas pré-determinadas.  Foi organizada pela Pastoral Familiar e conduzida pelo padre Antônio Torres, Forania Morumbi, pelo Bispo Emérito diocesano Dom Emílio Pignoli e contou com participação de outros padres diocesanos.

Um grupo de peregrinos de Minas Gerais acompanhou a Via Lucis desde o início e agradeceu pela rica experiência. “Vimos este aglomerado de pessoas e quisemos saber do que se tratava, achamos que era uma missa campal, foi à melhor coisa poder participar tão cedinho de algo que nos faz vivenciar a fé”, comentou empolgado Francisco Araújo, 42 anos da cidade de Passa Quatro.

Missa

A Santa Missa no Santuário Nacional para todos os romeiros diocesanos começou pontualmente às 10 da manhã e foi presidida por Dom Luiz Antônio Guedes e concelebrada por dezenas de padres das muitas paróquias que pertencem à diocese.

Dom Luiz saudou a todos os diocesanos e todas as outras tantas pessoas que lotaram o Santuário neste domingo, em que se celebrou a Assunção de Nossa Senhora. Em sua homilia Dom Luiz falou sobre Maria como à nova arca da aliança. “Maria possuía em seu ventre o próprio Deus, a nova aliança, o verdadeiro sumo sacerdote o próprio pão descido do céu. Assim como João Batista saltou de alegria diante daquela nova arca onde encontrava o autor da lei e salvador do mundo, aquele que levaria a lei a plenitude do amor, também nós somos chamados a crer em Jesus e a sermos operários do amor, chamados e enviados a portar Cristo no coração e fazê-Lo presente nas múltiplas realidades do nosso tempo”.

Para a romaria particular de Campo Limpo, Dom Luiz mencionou o encerramento da Semana Nacional da Família, vivida em comunhão com a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), sobre o Ano do Laicato, onde todos são chamados a ser sal, luz e fermento na sociedade e pediu orações em comunhão com o Papa Francisco por todos os participantes do Encontro Mundial das Famílias, na Irlanda, que acontece de 21 a 26 deste mês.

No domingo em que se vivenciou a vocação dos ministérios ordenados Dom Luiz falou ainda, “Com todo afeto queremos hoje no dia da vocação religiosa, masculina e feminina tão presente e atuante em nossa diocese e com certeza em todas as outras, rezar com Maria glorificando ao Senhor, que faz maravilhas na vida dos consagrados e a todos aqueles que se colocam com docilidade em suas mãos”.

E ao término da missa, todos se voltaram à imagem de Nossa Senhora Aparecida e em oração Dom Luiz pediu a intercessão materna de Nossa Senhora Conceição Aparecida, Rainha e padroeira do Brasil.