Abraço Guarapiranga

18ª edição do Abraço Guarapiranga chama atenção para falta de água em meio a intensificação da crise climática

 |  Andrea Rodrigues  |  Diocese

A 18ª edição do Abraço Guarapiranga, realizada em conjunto com a Romaria das Águas, que une as Paróquias de M’Boi Mirim e o Fórum das Pastorais Sociais, ocorreu no ensolarado sábado, dia 01 de junho, no Parque Ecológico Guarapiranga, na zona sul da capital paulista.

O Abraço à Guarapiranga é realizado por um conjunto de organizações da sociedade civil desde 2006, quando a represa celebrou 100 anos. É uma manifestação de respeito e carinho da população de São Paulo para com suas fontes de abastecimento de água. Também é um ato de indignação e alerta pelos descuidos dos governos com a preservação dos mananciais. O abraço é um evento público e inteiramente gratuito. Este ano, o evento chamou a atenção para a água e o saneamento em meio à intensificação da crise climática.

Há um ano e meio à frente da diocese, Dom Valdir José de Castro, SSP, bispo diocesano, participou pela primeira vez e, em sua homilia, falou sobre a responsabilidade humana na degradação do meio ambiente: “A conscientização é uma importante aliada na missão do cuidado, não só com a ‘casa comum’, mas no cuidado com o outro. Estamos aqui hoje porque estamos preocupados com a destruição da natureza, que afeta diretamente todos e cada um de nós”.

Falando sobre o Evangelho do dia, apontou o cuidado que Maria teve com Isabel: “Maria viveu o que o Evangelho de Jesus nos aponta, o servir, o cuidado com o irmão e a irmã. Precisamos estar atentos para que o nosso servir seja generoso e eficaz para com aqueles que sofrem de tantas maneiras, economicamente, emocionalmente, por desastres naturais. Somos todos irmãos e irmãs”.

Concelebraram a eucaristia os padres Gabriel José Jacinto, Nivaldo de Barros Vilela, José Hercílio Pessoa de Oliveira, Wellington Eduardo Calixto Miguel, Eduardo J. Mcgettrick, sps, Luis Carlos Parede, Rodolfo Marinho de Sousa, José Wilson de Sousa, Wallace Almeida Adorno e José Valdo do Carmo. Desde 2007 os fiéis das paróquias da forania realizam em paralelo ao evento a Romaria das Águas, partindo das paróquias das proximidades a pé em procissão para o parque para encerrar o mês mariano no Abraço Guarapiranga.

O evento reuniu moradores da região e outras instituições, como a Cáritas Campo Limpo, com representantes de vários núcleos, e o CEJAM (Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim), que conta com serviços e programas de saúde em vários municípios de São Paulo. Além do grande número de fiéis católicos das paróquias da Forania M’Boi Mirim, todos participaram do tradicional abraço simbólico em volta da represa. Outras atividades e apresentações culturais também foram realizadas, como uma dança folclórica apresentada pelo Núcleo de Convivência para Idosos da Paróquia Maria Mãe da Igreja, orientada pelo professor Fernando, além da distribuição de mudas para plantio.

Homenagem

Uma árvore foi plantada no entorno da represa em homenagem a Marcelo Cardoso, um dos idealizadores do projeto Abraço à Guarapiranga, falecido em novembro de 2023.

Cardoso atuou como pesquisador e consultor ambiental. O ativista trabalhou pelo monitoramento, recuperação e conservação de mananciais da capital paulista e na proposição de políticas públicas para garantir o abastecimento de água na cidade.

O Abraço Guarapiranga é lei

Em 10 de novembro de 2023, foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) a Lei nº 18.022, que incluiu o “Abraço à Guarapiranga” no Calendário de Eventos da Cidade de São Paulo, a ser celebrado anualmente na última semana de maio ou na primeira semana de junho.