Nova Paróquia

110ª Paróquia da Diocese é instalada sob o título de Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Nova paróquia é criada no dia da Imaculada Conceição de Maria. A comunidade escolhida para ser a matriz paroquial possui mais de 50 anos de caminhada.
 |  Andrea Rodrigues - Colaboração de Lia Macedo  |  Diocese
Imagem: Jefferson Tallis

No dia em que a Igreja Solenemente celebrou o dogma da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, 08 de dezembro, Dom Luiz Antônio Guedes, bispo diocesano, instalou a sua 110ª paróquia da Diocese de Campo, a décima no seu mandato.

Sob o título de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a comunidade do Jardim Lídia, que até a ocasião pertencia territorialmente a Paróquia Nossa Senhora do Carmo, forania São Luiz, celebrou alegremente a elevação da comunidade a paróquia, a comunidade completou seu jubileu de ouro na festa de sua padroeira neste ano.

Logo após a procissão de entrada, Frei Leandro Albuquerque vigário, Ordem dos Mínimos, da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, fez a leitura da Ata de Ereção da Paróquia e da ata de Posse Canônica do Revmo. Pe. Edilson Marcos Lima dos Santos como pároco da nova paróquia.

Dom Luiz saudou todos os presentes e explicou sobre a solenidade do dia: “O dogma da Imaculada Conceição refere-se a um dogma através do qual a Igreja declarou que a concepção da Virgem Maria foi sem a mancha (mácula em latim) do pecado original” e completou incentivando a comunidade, a se unirem ainda mais, como povo de Deus, na ajuda mútua aos irmãos e na pregação do Evangelho.

Antes dos Ritos Iniciais, padre Edilson, prestou seu Juramento de Fidelidade, frente aos presentes. Seguindo a Liturgia, também recebeu os Livro dos Santos Evangelhos, onde foi lembrado da sua missão de ser Proclamador e Mensageiro da Palavra em todos os momentos de seu Ministério Pastoral.

“Já esperávamos por isso há um bom tempo, hoje é dia de festa de fato, cresci neste bairro e frequento aqui desde a infância é bom ver o sonho dos fundadores, alguns já não estão entre nós, se concretizando”, releva Maria Santos, 54 anos, paroquiana.

Seguindo o Rito, Dom Luiz entregou os símbolos de posse ao novo Pároco: a chave da igreja, do Sacrário, o Óleo do Batismo, a Estola Roxa para atendimento das Confissões e, por fim, o abraço do bispo, o que caracterizou oficialmente a posse do padre.

O decreto de criação estabelece que, além de fazer divisa com a paróquia de origem (Nossa Senhora do Carmo), o novo território paroquial terá como comunidades a Sagrado Coração de Jesus, do Jardim Sandra e São Pedro do Jardim Imbé.

paroquia aparecida2
Padre Edílson tornou-se o primeiro pároco da nova paróquia — Imagem: Jefferson Tallis

A Nova Paróquia

A pequena comunidade e agora Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a 110ª da Diocese, iniciou suas atividades no bairro do Jardim Lídia há 50 anos. No início, as santas missas eram celebradas na garagem do morador do bairro Adão Domingues.  Somente seis anos depois de iniciada as atividades como comunidade itinerante as atividade pastorais e  a santa missa tiveram início no terreno onde hoje se localiza a igreja matriz.

Em 2000 o terreno, no fundo da comunidade, foi adquirido para a construção de um centro catequético inaugurado cinco anos depois.

Esta paróquia nasceu de uma comunidade bastante devota à Nossa Senhora Aparecida e ao Sagrado Coração de Jesus e possui um perfil acolhedor com fiéis muito engajados e dedicados ao servir nas pastorais.