Religiosas

Francisco às religiosas: o amor nos torna livres e criativos

Por ocasião do XIII Capítulo Geral das Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade, fundadas por Dom Orione, o Papa Francisco recebeu representantes da congregação religiosa e lhes indicou três vias fundamentais para encarnar a ação misericordiosa de Deus e da Igreja em um espírito maternal: estar unidas a Jesus, próximas de seus irmãos e irmãs e ativas no serviço.
 |  Vatican News  |  Papa Francisco
Foto: Cathopic

Em sua mensagem às filhas de Dom Orione, recebidas hoje em Audiência, o Papa Francisco recordou que seu fundador, quando formou a primeira comunidade das religiosas, lhes deu como missão "fazer com que as pessoas experimentem a Providência de Deus e a maternidade da Igreja". Ou seja, ele as chamava a encarnar a ação misericordiosa de Deus e da Igreja em um espírito maternal. E indicou três as maneiras fundamentais: estar unidas a Jesus, próximas de seus irmãos e irmãs e ativas no serviço.

"Dom Orione estava ciente dessa realidade quando disse que 'para conquistar Deus e conquistar os outros, devemos primeiro viver uma intensa vida de Deus em nós mesmos', uma fé que arde dentro de nós e brilha ao nosso redor. Portanto, deixem-se sempre conquistar primeiro pelo Senhor, por sua presença viva na Eucaristia, em sua Palavra, em vocês mesmas por meio do Espírito Santo", destacou o Pontífice acerca da união com Jesus.

“Um pedaço de pão compartilhado com um sorriso é melhor do que um prato que pode ser refinado, mas temperado com frieza e insípido de amor”

Falando sobre o segundo modo de encarnar a ação misericordiosa de Deus, a proximidade aos irmãos, o Pontífice sublinhou: "Sabemos que um pedaço de pão compartilhado com um sorriso é melhor do que um prato que pode ser refinado, mas temperado com frieza e insípido de amor". Assim o Papa pediu que as casas e locais de serviço acompanhados pelas irmãs sejam repletos de calor materno.

"Uma mãe nunca desiste diante das necessidades de seus filhos: ela nunca deixa faltar atenção, surpresas, carinho e até mesmo as repreensões necessárias; ela consegue encontrar soluções e remédios inesperados, mesmo diante de situações difíceis ou da incompreensão dos outros: é porque uma mãe ama, e o amor nos torna livres e criativos!"

Por fim, Francisco falou sobre o modo de servir os mais necessitados: "com as "mangas arregaçadas", como boas mães, com compaixão, criatividade e imaginação, na caridade." E concluiu augurando um saber amar com aquela maternidade que faz com que os filhos se sintam em casa. "Peço-lhes que amem dessa forma, como fez São Luís Orione, como mães na caridade", concluiu o Pontífice.