XVII Semana Catequética: Formação e Esperança no Caminho do Jubileu
A XVII Semana Catequética aconteceu, pela primeira vez na história, de forma híbrida – online e presencial – na última semana de janeiro de 2025, no Centro Pastoral Sagrada Família e nas redes sociais da Diocese de Campo Limpo.
O Secretariado Diocesano de Catequese convidou os seminaristas Giovanni Russo e Jonathan Lopes para conduzirem a formação dos catequistas, com enfoque no Jubileu e na esperança. Com competência e entusiasmo, ambos souberam guiar os participantes em uma profunda reflexão sobre a missão catequética.
Na abertura do evento, o coordenador diocesano da Catequese, Cleber Gois, deu início à grande jornada de estudos diocesanos em torno do Jubileu.
Temas abordados
Giovanni Russo aprofundou os seguintes eixos:
- Catequese e Papa Francisco
- Sociedade contemporânea
- Fé e esperança
- Peregrinos da esperança
Durante sua explanação, destacou a importância de os catequistas apresentarem Jesus Cristo nos encontros catequéticos (dimensão querigmática) e da necessidade de conversão pastoral na caminhada eclesial. Também ressaltou que as crises do mundo atual exigem dos cristãos, especialmente dos catequistas, o compromisso de serem mensageiros da esperança.
Já Jonathan Lopes abordou o tema "Sinais de Esperança", enfatizando que não é possível ser cristão sem apresentar Jesus Cristo às pessoas que mais necessitam de fé e renovação. Ele destacou a Doutrina Social da Igreja como um chamado a todos os batizados, reforçando que esse amor deve alcançar todas as pessoas: famílias, presos, enfermos, jovens, migrantes, idosos e pobres. Para ele, o Jubileu é um convite a relembrarmos nossa missão de portadores da mensagem de esperança de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Encerramento na Catedral
O encerramento da XVII Semana Catequética ocorreu na Catedral Diocesana Sagrada Família, com a Santa Missa presidida pelo Pe. Welinton Angelino, assessor da catequese na Forania Taboão da Serra. Em sua homilia, ele refletiu sobre a Parábola do Semeador, ressaltando que cada catequista deve ser uma semente para espalhar esperança ao povo de Deus. Ao final da celebração, todos rezaram a Oração do Jubileu e invocaram a intercessão da Virgem Maria com uma Ave-Maria.
A vice-coordenadora Rosana Mancini agradeceu a presença de todos e entregou lembranças ao presidente da celebração e aos seminaristas. Ela expressou seu desejo de que essa parceria se fortaleça ainda mais nos próximos anos.
Agradecimentos especiais
A organização do evento fez questão de agradecer:
- Ao assessor diocesano da Catequese, Pe. Elinaldo Ferreira, pelo constante apoio.
- Ao Vicariato de Comunicação, especialmente ao Pe. Rodrigo, Andrea e Marcos, pela dedicação na divulgação e suporte digital.
- À equipe diocesana, em especial Lucas, Rosana, Leonardo, Alessandra, Rivalda, Rafaela, José Rosa, Fabiana e Vanusa, que enriqueceram a catequese com um belíssimo altar e organização.
- Ao Setor Pastoral, pelo trabalho conjunto e sinodal.
Que São José de Anchieta, padroeiro dos catequistas do Brasil, interceda por nossa vocação e missão!