catequese

Uma noite memorável para vida eclesial da Igreja Particular de Campo Limpo

Secretariado diocesano de Catequese promoveu a apresentação de projetos dos alunos do Curso de Formação Básica para Catequistas, como maneira de incentivá-los a desenvolver melhor o projeto de catequese em suas paróquias.
 |  Cleber Gois  |  Diocese
Arquivo Pessoal

Na noite do dia 09 de dezembro, os catequistas e alunos do Curso Intenso se reuniram no Salão Sagrada Família, no Campo Limpo, com o intuito de apresentar projetos para um trabalho em comunhão com outras dimensões da ação evangelizadora.

Os temas apresentados foram:

Grupo I: Catequese Familiar: Igreja doméstica, sob orientação do Padre Francisco Glênio, assessor diocesano da Pastoral Familiar e Cleber Gois, coordenador diocesano da catequese. O tema desenvolvido pelos alunos, Ionice Assuane, Lilian Carvalho e Marco Assuane ressaltou a importância das famílias participarem do processo educativo dentro da catequese. Para isso definiram a partir do Magistério da Igreja, o conceito de família e de catequese. Segundo o grupo, “ospaissãoosprimeiroscatequistas de seusfilhos, temos que conscientizá-los e ensiná-los a sê-lo”. O grupoenfatizouaimportância das ações de acolhimento entre as dimenssões da familiar e catequética.

catequese apresenta
Salão Sagrada Família ficou repleto de catequistas que apresentaram seus projetos de catequese..

A banca de avaliadores para verificar a aplicabilidade do projeto parabenizou o grupo e sugeriram acrescentar as novas famílias e os desafios da pandemia nesta relação.

Grupo II: Catequese, dízimo com crianças e adolescentes: Não somos pobres e sim abençoa dos sob orientação Padre Andrea Vascon, assessor do COMID diocesano e Aparecido Fernandes, coordenador da pastoral do dizimo diocesano. O tema abordado pelas alunas Angélica Casselato e Lidia Moreira trabalhou como ponto chave a conscientização deste cedo na catequese sobre a importância do dízimo. Ainda ressaltaram que as dimensões do dízimo, conforme o Magistério da Igreja são “religiosa, social, espiritual e missionária”. Um dos avaliadores, Pe. Darci sugeriu que fosse acrescentado dentro das dimensões do dízimo, a “casa comum”, conforme o Papa Francisco ressaltou enfaticamente na sua encíclica social, Laudato Si. A banca avaliou o projeto positivamente, falando da importância relação entre os agentes pastorais dessas duas dimensões.

catequese apresenta2
. Catequista Lilian durante a apresentação de seu projeto.

O Grupo III: Catequese e família: lugar de acolhimento, vivência e anúncio da palavra de Deussob orientação do Cleber Gois, coordenador diocesano da catequese. As alunas Silvana Maria e Iranice Santos além da Angélica Calheiros – que não pode comparecer devido otrabalho – apresentaram seu projeto. O grupo iniciou sua apresentação fazendo um histórico dos principais documentos do Magistério da dimensão catequética e família; também pontuaram dados, a qual deste a Igreja apostólica essas duas pastorais sempre andaram em comunhão. Elas mostraram as iniciativas pastorais pós concílio Vaticano II, entre elas evidenciando as metas da Ação Evangelizadora e do 6º Plano Diocesano de Evangelização. Segundo o grupo, a pastoral em conjunto entre as pastorais é essencial e é umas urgências da Igreja nas últimas décadas. Umas das pistas de ação que o grupo propôs é justamente trazer os pais para participarem da catequese nas comunidades, tendo também como tarefa a  pastoral familiar visitar as famílias das crianças e jovens  a qual a onde os catequistas possam acompanhar. Para isso é necessário investimento e formação de toda a comunidade. A banca elogiou o trabalho apresentado e disse que é um projeto aplicável, bem como todos os outros.

No fim do encontro, foram feitos sorteios pela diretora do Curso, Rosana Mancini. Cleber Gois agradeceu e presenteou os convidados da banca com a bíblia personalizada do Secretariado Diocesano de Catequese, que gentilmente cederam sua noite para esse grande momento eclesial de nossa Igreja Particular.

Tivemos uma participação expressiva dos alunos do Curso de Formação Básica para Catequistas, que prestigiaram os alunos do curso intensivo. É de suma importância um momento como este, onde leigos falem e contribuam com ações pastorais. Todos os trabalhos feitos, (média de 45 folhas por trabalho), serão entregues ao coordenador geral de pastoral, para que possa apreciar. Esse é o presente da catequese a Diocese. Essas iniciativas precisam ser reforçadas em todas as pastorais e movimentos diocesanos. O protagonismo laical será uma ferramenta chave para que a igreja seja mais fraterna, comunitária e sinodal.

A coordenação do núcleo catequético diocesano agradece  a todos que ajudaram de forma direta e indireta. Que são José de Anchieta, patrono dos catequistas do Brasil, rogue pela vocação.