Missão Evangelizadora

Seminaristas da Diocese de Campo Limpo realizam Missão Evangelizadora na Paróquia Santa Isabel

A missa de abertura dessa missão especial foi presidida por Dom Valdir José de Castro, SSP, bispo diocesano, e contou com a concelebração do vice-reitor padre Amauri Batista de Paula e do pároco local, André Dimas Nogueira Dieguez.
 |  Sem. João Victor Roberto da Silva  |  Diocese

Durante a última semana, de 23 a 28 de janeiro, os seminaristas da Diocese de Campo Limpo (Filosofia e Teologia) protagonizaram uma intensa jornada missionária no território paroquial da Paróquia Santa Isabel, localizada no Jardim Rosana, Forania Campo Limpo.

Na homilia, Dom Valdir destacou a importância de fazer a vontade de Deus e enfatizou a necessidade de escutar o divino. Ele exortou os seminaristas a vivenciarem o momento propício de presença e escuta de Deus durante a missão, encorajando-os a saírem para compartilhar a mensagem de que todos pertencem à família de Jesus.

Após a homilia, Dom Valdir abençoou crucifixos e impôs as mãos sobre cada seminarista, concedendo-lhes também a benção de envio para a missão. Durante a semana, os seminaristas realizaram visitas porta a porta, formações com as pastorais, recreação com crianças, momentos de adoração ao Santíssimo, noites de espiritualidade e celebrações de Santa Missa.

missão6
Seminaristas em Missão na Paróquia Santa Isabel — Imagem: Arquivo Pessoal.

No encerramento da missão, Padre André Dimas expressou sua gratidão à comunidade pela acolhida, doações e participação nas formações. Em sua homilia, ele destacou a alegria ao testemunhar o empenho dos seminaristas, ressaltando que a semente plantada por eles não foi apenas em si mesmos, mas no coração do próximo.

Após a Comunhão, os seminaristas prestaram uma pequena homenagem a Padre André, que, por sua vez, presenteou cada um deles com uma relíquia de terceiro grau de Santa Isabel como reconhecimento pelos frutos gerados durante a missão.

Apesar do cansaço físico ao término da missão, a alegria e a gratidão dos seminaristas eram evidentes. Alguns compartilharam suas experiências, destacando a oportunidade única de vivenciar a fé de maneira prática e tangível, fortalecendo a convicção de que toda missão é transformadora. A missão reforçou o compromisso dos seminaristas em serem uma "seta de comunhão" e convidou a comunidade a prosseguir na missão de evangelizar.

Experiência

Alguns seminaristas contaram para o Jornal Diocese em Ação, um pouco da que vivenciaram nestes dias de missão:

"Viver a missão diocesana é, sem dúvida, uma experiência extraordinária, na qual nos propomos a levar Jesus ao povo de Deus. Na verdade, é Jesus que vem até nós, através das pessoas de fé, mostrando principalmente a realidade à qual nossa igreja particular é chamada a servir. Além do carinho precioso do Padre André, que nos recebeu em sua casa com sua comunidade, cuidando de cada detalhe, fazendo-nos vivenciar cada momento de forma mais significativa.” (Sem. Guilherme Borges)

"Nesta semana em que nós, seminaristas diocesanos, realizamos a missão na Paróquia Santa Isabel, na forania Campo Limpo, pudemos testemunhar a ação de Deus a cada visita feita às casas e aos comércios. A cada lágrima ou sorriso compartilhado pelas pessoas ao receberem uma mensagem de esperança, do Evangelho de Jesus. Encontramos uma diversidade de realidades nos bairros visitados. Somos convidados a evangelizar, a partir de Jesus Cristo, na força do Espírito Santo, como Igreja discípula e missionária." (Sem. Jonathan Lopes)

"A missão foi uma oportunidade única de vivenciar a fé de maneira prática e tangível. Proporcionou a inclusão de atividades como ensino catequético e visitação nas casas, onde percebemos que a semente do Verbo está plantada em cada coração humano. Toda missão é uma experiência transformadora que fortalece a fé". (Sem. Giovanni Russo)