Skip to main content

Celebra Juventude

Segunda de Carnaval tem ‘Vigília Celebra Juventude’ com chamado a santidade

Vigília Celebra Juventude alcança sua 13ª edição com a presença de quase dois mil jovens refletindo sobre santidade.
 |  Sem. Giovani Russo  |  Diocese

A Vigília Celebra Juventude chegou a sua 13ª edição. O evento que acontece desde 2015 foi marcado por grandes momentos de oração, pregações, atendimento de confissões, momentos de louvor e Santa Missa.        

A já tradicional vigília acontece duas vezes por ano. A edição de fevereiro, que acontece sempre na segunda de carnaval, é muito animada e frequentada, mesmo sendo de um longo período, das 21 horas às 5 da manhã. Participaram perto de dois mil jovens.

Com o tema: “Sede santos, porque Eu sou santo”, esta edição do Celebra Juventude teve a vocação, centralidade de todo fiel batizado, como eixo principal. Desde novembro a Igreja no Brasil vive o terceiro ano vocacional.

Pessoas de todas as idades e regiões da diocese se reuniram e alegremente abraçaram a temática da vigília, mostrando que a vocação à santidade é para todos, ninguém está excluído.

O começo

A vigília teve início com um vídeo de contagem regressiva que apresentou frases de alguns jovens que já foram beatificados e estão em processo de canonização, por exemplo, Beato Carlo Acutis e Beata Chiara Luce. Ao término do vídeo de abertura, teve início o famoso ‘louvorzão’ comandado pela banda da Fraternidade O Caminho.

Irmã Ismirna, consagrada da Fraternidade, animou os jovens dizendo que não era somente mais uma vigília, mas sim uma Vigília Celebra Juventude Santa.

Todos os membros do Setor Juventude participaram e colaboraram para que o evento mais uma vez fosse possível, a direção e organização foi do Assessor Diocesano das Juventudes, Padre Jefferson Sampaio.

Pregações

A primeira pregação contou com a alegre presença do Padre Ailton Cardoso, fundador da Fraternidade São João Paulo ll, que partilhou sobre os meios para alcançar a santidade com o tema: “O Espírito Santo nos faz Santos e os meios para alcançar a santidade”.

Em sua pregação, o padre alertou para a atenção ao chamado de Deus: “Todos aqueles que aceitam o chamado de Deus e se deixa conduzir pelo Espírito Santo e a Jesus se assemelha, no coração e na prática da vida aqui na terra, serão Santos”.

Outra grande alegria na vigília foi à presença do Missionário do Movimento Jovens Sarados, Ed Bueno, originário do Capão Redondo, Santuário São José Operário, forania São José, que pregou sobre o tema: “Alegria da santidade, um caminho que passa pela Cruz.”

Com o seu testemunho de vida motivou os presentes a buscarem a santidade em meio às lutas e cruzes do cotidiano.

Confissões

Durante a vigília, com o auxílio de padres, diocesanos e padre religiosos, Legionários de Cristo, foi possível o atendimento de centenas de confissões. A busca da santidade passa por uma vida que foge e se afasta do pecado.

Adoração e Santa Missa

Em todas as vigílias, a adoração ao Santíssimo Sacramento e a Santa Missa coroa a atmosfera de oração e celebração. Nesta edição, o diácono transitório Isael Santos Rodrigues, conduziu a adoração e deu a benção.

A Santa Missa começou às quatro da manhã e foi presidida pelo Padre Jefferson Sampaio. Em sua homilia padre Jefferson falou sobre o sofrimento necessário para alcançar a santidade: “As leituras nos ajudam a compreender que o santo é aquele que é forjado no sofrimento. A santidade é uma vocação de todo aquele que foi batizado, a primeira vocação. Quem quer ser santo aqui? E quem quer sofrer? Para estas respostas tenho uma notícia: Não existe santo que não seja provado no sofrimento. Os santos, esses que conhecemos e admiramos, foram provados no sofrimento. A boa notícia é que em Jesus o sofrimento não tem mais a última palavra, todos que sofrem ou sofreram com Cristo, com Ele ressuscitará. É preciso pedir a Deus que sejamos fieis a graça de sermos firmes, constantes, determinados, mesmo na provação e no sofrimento, só assim conseguiremos crescer na santidade”.

Bastidores

Muitas pessoas estiveram nos bastidores e nos mais diversos trabalhos. Grupos inteiros de jovens, jovens de outros grupos paroquiais ou membros de comunidades, todos com espírito de acolhida e verdadeiramente alegres em servir. As equipes de acolhida, ordem e intercessão foram compostas integralmente por voluntários.

A vigília, do começo ao fim, foi transmitida ao vivo pelo Setor Comunicação Diocesano e você pode rever clicando aqui.

A próxima edição da vigília acontece em novembro e muitas outras atividades estão sendo programada pelo Setor Juventude Diocesano.  Acompanhe nas redes sociais a programação. (@setorjuventude_campolimpo)

 


Notícias Relacionadas

Vigília Celebra Juventude chega a sua 10ª edição louvando ao Senhor porque ele é bom

Louvando ao Senhor, na segunda de carnaval, (24), dois mim jovens experimentaram o amor de Deus na 10ª edição da Vigília Celebra Juventude na Catedral Diocesana Sagrada Família. O encontro organizado pelo Setor Juventude da Diocese de Campo Limpo chegou a sua décima edição celebrando o louvor a ...

Vigília Celebra Juventude adota São João Paulo II como padroeiro

Pela nona vez a Catedral Diocesana foi palco da Vigília Celebra Juventude. Com o tema O amor me explicou tudo, frase do peregrino do amor, São João Paulo II, mais de dois mil jovens louvaram, ouviram pregações, adoraram a Jesus Sacramentado e participaram da Santa Missa, que, já com o dia claro, ...

12º Celebra Juventude teve agradecimento, louvorzão e muita animação

Depois de uma última vigília mais restrita, pela Covid-19, 12º Vigília Celebra Juventude varou madrugada adentro com animação do início ao fim.