EDIOS

Secretárias e atendentes paroquiais participam do 48º EDIOS de formação

O 48º EDIOS de formação, que acontece duas vezes por ano, sendo um deles de confraternização, é o primeiro de formação depois de todo o tempo pandêmico vivido entre os anos 2020 e 2021.
 |  Andrea Rodrigues  |  Diocese
Foto: Pe. Rodrigo Antonio da Silva

O Salão Nossa Senhora das Graças, no prédio da Cáritas de Campo Limpo, acolheu no dia 31 de agosto 102 secretárias(os) e atendentes paroquiais de 74 paróquias que pertencem à Diocese de Campo Limpo para um momento de formação, espiritualidade e partilha. O encontro, que acontece duas vezes por ano, sendo um de confraternização e o outro formativo, é o primeiro de formação depois de todo o tempo pandêmico vivido entre os anos 2020 e 2021.

Santa Missa

Para o início do dia formativo, padre Marcos Joaquim Patrício, Coordenador Geral da Pastoral, celebrou a Santa Missa na Capela da Catedral Sagrada Família, centrando a reflexão no Evangelho do dia e no pedido de comunhão na missão da Igreja para manter a unidade, mesmo não sendo uma fácil tarefa: “Todos somos cooperadores de Deus e no dia a dia vocês ajudam na construção do Reino. Formamos uma unidade e cada um exerce seu serviço segundo o dom recebido de Deus”.

Começando o dia

Depois da celebração eucarística, no salão da Catedral, foi oferecido um café da manhã e, em um momento descontraído, sorteios, fotos e encontros marcaram esta parte do dia. Em seguida todos os participantes se dirigiram para o Salão Nossa Senhora das Graças onde o chanceler do bispado, padre Everton Marqui Domingues deu início à formação. Logo na sua primeira fala pontuou sobre o primordial serviço evangelizador que as secretarias (os) exercem: “A evangelização começa também na secretaria paroquial”.

A formação permeou os temas: organização dos livros de registros sacramentais e processo matrimonial. Atentos e desejosos por sanar dúvidas pontuais, um momento para responder as perguntas foi profundamente aproveitado pelos participantes.

Após o almoço, foi a vez de trabalhar de maneira lúdica e dinâmica as competências socioemocionais de cada um, com os temas: planejamento da gestão do tempo, gestão de conflitos e autoconhecimento, com a psicanalista Andressa Simião, que há 14 anos atua na gestão de pessoas. “Habilidades socioemocionais são um conjunto de competências que são necessárias para que cada indivíduo consiga lidar com as suas próprias emoções, alcançar metas e se relacionar com outras pessoas. Vivemos em sociedade, e mais que isso, estamos em um ambiente (a Igreja) em que essas competências são exigidas diariamente nas mais diversas situações. É preciso superar desafios que são pessoais no dia a dia de forma saudável e equilibrada, para que consigamos relações interpessoais harmônicas”, pontuou a convidada.

No encerramento da formação, com o retorno ao Salão da Catedral, houve mais um momento de convivência com café, bolo, doces e refrigerantes encerrando o dia. Um valioso canto de parabéns foi entoado em homenagem a todos os secretários (as) e atendentes paroquiais que não cessam de desempenhar um bom trabalho na porta de entrada da casa onde Deus habita, as igrejas paroquiais.