Celebração de 50 anos de ordenação sacerdotal do Pe. Kirano teve igreja cheia e muitas homenagens

Um dos padres mais conhecidos da Diocese de Campo Limpo, Padre Kieran Ridge, celebrou no último sábado (7), com milhares de fiéis na Catedral Sagrada Família seus 50 anos de ordenação sacerdotal.

 |  Redação  |  Diocese
Marcus Simi

Muito conhecido na cidade do Taboão da Serra por seus trabalhos sociais e dedicação ímpar ao próximo, padre Kieran Ridge ou Padre Kirano como é mais conhecido, celebrou seus 50 anos de ordenação sacerdotal ao lado de milhares de fiéis, parentes que vieram de sua terra natal e membros do clero.

Uma missa regada à emoção e cheia de homenagens na Catedral Sagrada Família, no último sábado (7), marcou o início das comemorações do seu Jubileu de Ouro. O homenageado da noite não conteve a alegria e emoção a cada abraço e encontro com pessoas que marcaram sua história de evangelização no Brasil, história que só na Diocese de Campo Limpo, já dura 32 anos.

A missa foi presidida por Dom Luiz Antônio Guedes, bispo diocesano, e concelebrada pelo Bispo Emérito Dom Emílio Pignoli, Dom Derek Jonh Christopher Byrne (Diocese de Primavera do Leste/MT), que veio especialmente para prestigiar seu confrade e dezenas de outros padres.

Desde março de 1986, padre Kirano atua na Paróquia São João Batista, Taboão da Serra, e durante essas três décadas ajudou a transformar a realidade social e a evangelizar com seu jeito atencioso e carismático de ser, ampliando comunidades, implantando trabalhos pastorais e espalhando a palavra de Deus através das tantas missas celebradas e atendimentos individuais.

“Eram seis comunidades pequenas no começo, aos poucos as mudanças aconteceram, o Taboão era bem carente há 30 anos, construímos novas comunidades, chegamos a onze, fizemos novas igrejas, centro comunitários de convivência e reforma das igrejas que já existiam, sempre pensei na área social como uma extensão do apostolado”, lembra padre Kirano.

Celebrando a festa da Divina Misericórdia, toda a trajetória de amor e dedicação foi também recontanda por Dom Luiz Antônio Guedes em sua homília, onde manifestou profundo respeito e admiração pelo trabalho evangelizador e social do Pe. Kirano.

“Conheço o Padre Kirano há 10 anos, um homem empenhado em transmitir a palavra de Deus, um homem muito empenhado também em desenvolver as pessoas fazendo com que as habilidades se manifestem, valorizando sempre a participação de todos, além de ser capaz de trabalhar em equipe. Sua ação é verdadeiramente evangelizadora, porque ela começa no anúncio da palavra, na reunião do povo para oração, e é transformada nas múltiplas iniciativas, na educação, na saúde, na superação das deficiências”, completou o bispo diocesano.

Padre Kieran, nasceu em 05 de Outubro de 1942, na cidade de Galway, na Irlanda, é mestre em teologia e foi ordenado padre em 14 de abril de 1968, na paróquia Santa Maria em Killamoat Lower, também na Irlanda, neste mesmo ano veio para o Brasil, sua paixão pelo país foi imediata.

Um banner e um backdrop contando a trajetória da vida sacerdotal e mostrando os projetos sociais, também fizeram parte das homenagens. Todos puderam admirar e entender a ‘carreira’ de sucesso na evangelização mostrada em fotografias históricas.

Um coral trajando camisetas em comemoração ao jubileu enriqueceu a celebração com músicas cuidadosamente escolhidas e um hino especialmente composto para este Jubileu de Ouro.

Em ação de graças, um vídeo com depoimentos e detalhes dos seus 50 anos de sacerdócio foi apresentado prendendo a atenção do aniversariante e todos os presentes. Padre Kirano, visivelmente emocionado, proferiu agradecimentos aos presentes, em especial a sua irmã que viajou ao Brasil especialmente para esta celebração e com voz embargada concluiu “Sou feliz pelos 50 anos de vida sacerdotal. A manifestação calorosa e cordial dos amigos anima a minha caminhada, obrigado por fazerem parte da minha vida e minha vocação sacerdotal, continuemos a nos encontrar no altar do senhor, muito, muito obrigado”.

Muitos presentes aguardaram pacientemente ao final da celebração, para abraçar e registrar este momento tão importante para este homem de Deus e de grande festividade para a Diocese de Campo Limpo.

No domingo (8), na missa das 9h, na paróquia São João Batista, onde é o pároco, o religioso recebeu da câmara de vereadores da cidade do Taboão da Serra o título de Cidadão Taboanense como parte das comemorações do seu Jubileu de Ouro e por toda dedicação aos munícipes exercido em mais de três décadas na cidade.